Título: População, assustada, continua em filas
Autor: Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 14/01/2008, O País, p. 3

Alerta internacional provoca espera de 5 horas em postos de saúde de Buenos Aires.

SÃO PAULO. A busca pela vacina contra a febre amarela nos postos de saúde de São Paulo ontem foi bem maior que em outros domingos. Em relação ao sábado, o movimento diminuiu. No Instituto Pasteur, na Avenida Paulista, a procura nos fins de semana costuma ser de 40 pessoas, segundo funcionários. Ontem, até 15h30m, cerca de 730 pessoas haviam sido vacinadas. Em outros dois postos, nos terminais rodoviários Tietê e Barra Funda, o movimento também foi grande.

- As pessoas ficaram assustadas com os casos recentes e procuram a vacina mesmo sem viagens a áreas de risco. É preciso esclarecer que isso não é necessário - disse a enfermeira Satuki Shinibori, do posto do Tietê.

O quadro da mulher internada com diagnóstico confirmado de febre amarela no Hospital São Luiz, na Zona Sul de São Paulo, apresentou evolução positiva, mas ainda não há previsão de alta. Ela está internada desde o último domingo, quando chegou ao São Luiz com febre, vômitos e mal-estar. Exames posteriores diagnosticaram a doença. A suspeita é de que a mulher tenha se infectado em viagem a Mato Grosso do Sul e Paraná. Foi o primeiro caso de febre amarela confirmado no estado de São Paulo e o segundo no país.

Ontem à tarde, a família do espanhol Salvador Perez de La Cal, que morreu no sábado com sintomas da doença, em Goiânia, aguardava autorização do consulado para transportar o corpo para Valladolid (Espanha), onde ele será enterrado. As autoridades goianas ainda não revelaram o resultado dos exames que mostrarão se ele foi mesmo vítima da febre amarela. Mas a direção do Hospital de Doenças Tropicais acredita que essa é a causa mais provável do falecimento.

Em Santa Bárbara d"Oeste (a 138 quilômetros da capital paulista), Ramiro Fonseca, de 23 anos, continua internado também com suspeitas da doença. Ele apresenta febre, diarréia, dor no corpo e dor de cabeça, segundo o hospital. Fonseca esteve há dez dias em Goiás, área endêmica. O hospital informou que o rapaz já foi submetido a exames, cujos resultados devem sair no fim da semana.

Os parentes do rapaz foram vacinados. Além disso, a prefeitura de Santa Bárbara d"Oeste fez um bloqueio químico no bairro onde eles moram. A área foi pulverizada para eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença. A Secretaria estadual de Saúde afirma que não será preciso fazer a vacinação em massa da população, já que os dois casos foram importados.

O alerta internacional para que estrangeiros se vacinem antes de virem ao Brasil provocou espera de até cinco horas nos postos de saúde de Buenos Aires. Segundo o jornal argentino "El Clarín", mais de oito mil turistas que passarão as férias no país se imunizaram nos últimos três dias. A vacina leva dez dias para fazer efeito e tem duração de dez anos.

A prefeitura de São Paulo pediu ao Ministério da Saúde um reforço de 25 mil doses da vacina contra a febre amarela, temendo a corrida aos postos de vacinação. Já o governo do estado informou que tem um estoque de 130 mil vacinas.

* Do Diário de S.Paulo