Título: Mais um filho de Lobão é investigado
Autor: Jungblut, Cristiane; Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 14/01/2008, O País, p. 4

Oposição cobra explicações de Lobão Filho, acusado de usar laranja e esconder dívida.

BRASÍLIA. Futuro senador pelo Maranhão, Edison Lobão Filho (DEM) - suplente do pai, Edison Lobão, que assumirá o Ministério de Minas e Energia na cota do PMDB -- é acusado, em investigação da Polícia Federal e da Receita Federal, de transferir sua participação na distribuidora de bebidas maranhense Bemar a uma empregada doméstica, Maria Lúcia Martins, sem o conhecimento da mesma. O objetivo seria usá-la como laranja para esconder dívidas e limpar seu nome antes de se candidatar, segundo a revista "Veja" desta semana. Lobão Filho nega a irregularidade, mas o DEM cobrará explicações.

A doméstica, que recebe R$380 de salário, descobriu há dois anos que estava sendo investigada e devia, só a bancos, R$5,5 milhões. Ela trabalha para Marco Antonio Costa, amigo de Lobão Filho e seu sócio na Bemar. A transferência foi feita com procurações forjadas. Neuton Barjona Lobão - tio de Lobão Filho e irmão do futuro ministro - é suspeito de ter falsificado a assinatura da empregada.

À revista, o futuro senador teria admitido ter usado laranja e se dito arrependido. A assessoria de Lobão Filho, no entanto, desmente a versão e a reportagem. A explicação dada ao GLOBO foi que a responsabilidade pela transferência de cotas para a doméstica é de Marco Antonio Costa. Deverá ser divulgada hoje uma nota com os documentos da transação.

Segundo a assessoria, Marco Antonio pediu que Lobão Filho transferisse suas cotas para três pessoas, entre elas a doméstica, sem explicar quem elas eram. Foi informado que Neuton tinha procuração para responder por Lobão Filho na Bemar enquanto foi funcionário da empresa - da qual se desligou há oito anos.

A denúncia é a segunda que atinge um filho de Edison Lobão. Semana passada, O GLOBO mostrou que a Rádio e TV Difusora do Maranhão, de propriedade da família, apresenta como sócia uma empresa que fechou as portas em 1998. Além disso, na relação de sócios informada ao Ministério das Comunicações, o CPF atribuído a outro filho de Lobão, Luciano, é o registro desativado de uma mulher.

Lobão: "Fica difícil fazer parte da vida pública"

Edison Lobão defende o filho e diz achar que as denúncias estão sendo veiculadas por causa de sua indicação ao cargo. Ele diz que o filho irá responder às acusações e reclama:

- Vejo isso com profunda tristeza. Fica difícil fazer parte da vida pública. É indicado e recebe uma saraivada de tiros.

Lobão nega que as denúncias contra sua família influenciem sua ida para o ministério:

- (As denúncias) aborrecem e desgastam. A gente perde energia dando explicações.

O presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia (RJ), cobrará Lobão Filho:

- Da mesma forma que exigimos explicações de outros, queremos que os nossos também dêem explicações. Senão ficamos desmoralizados.

Para a oposição, as denúncias só corroboram a imagem negativa da política.

- É a máxima de que a política é feita com esperteza, de forma ladina - acusou o líder do DEM, Onyx Lorenzoni (RS), defendendo que denúncias como essas sejam julgadas por uma vara especial e não pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Pannunzio (SP), também criticou:

- O governo do PT está fortalecendo os coronéis que tomam conta de alguns estados.

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), saiu em defesa de Lobão e seu filho. Para ele, as denúncias não têm respaldo do Ministério Público:

- Não vou prejulgar ninguém. As denúncias estão de um lado e os 30 anos de vida pública (de Lobão) de outro. Não vão atrapalhar a indicação para o ministério.