Título: Alencar é internado de novo, mas assume Presidência hoje
Autor: Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 14/01/2008, O País, p. 4

Vice-presidente está em hospital em SP devido a infecções.

SÃO PAULO e BRASÍLIA. O vice-presidente da República, José Alencar, de 76 anos, voltou a ser internado na noite de sábado, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento de um quadro de infecção. Esta é segunda internação de Alencar neste mês. Entre os dias 3 e 6 de janeiro, ele esteve no mesmo hospital para fazer sessões de quimioterapia, em função de um novo tumor na região do abdômen descoberto há cerca de um mês.

Mesmo internado, Alencar ocupará oficialmente o posto de chefe da nação a partir da manhã de hoje, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca para Guatemala e Cuba. Antes de ser internado, Alencar não se licenciou do cargo. Se tivesse procedido dessa forma, caberia ao presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), assumir a Presidência. O chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, ligou para o vice ontem, e ouviu de Alencar que ele está pronto para assumir interinamente a Presidência.

A transmissão de cargo está marcada para 9h30m. Lula deve retornar ao Brasil amanhã à noite, para retomar suas funções na quarta-feira.

Segundo boletim médico divulgado no fim da manhã de ontem, Alencar chegou ao Sírio-Libanês às 22h30m de sábado. Seu estado geral de saúde é estável, mas ainda não existe previsão de alta. O boletim foi assinado pelo médico Riad Younes, diretor-clínico do Sírio-Libanês.

Ao chegar ao hospital, o vice-presidente tinha febre e apresentava sintomas de infecção, rotina para pacientes que passaram por cirurgia de retirada de tumor, nas palavras do seu médico, Roberto Kalil. O vice-presidente está sendo atendido por uma equipe médica coordenada pelo oncologista Paulo Hoff. Devido ao quadro infeccioso, os médicos decidiram fazer novos exames para medir a taxa de hemoglobina de Alencar.

Novo tumor foi detectado há cerca de um mês

Em outubro do ano passado, José Alencar passou pela terceira cirurgia para a retirada de um tumor da região do retroperitônio (cavidade abdominal). Desde então, tem feito exames de controle periódicos. Há cerca de um mês, a equipe médica que o acompanha detectou um novo tumor, que não se trata de metástase, mas de um câncer reincidente.

Ao deixar o hospital, no domingo passado, ele disse aos jornalistas que o esperavam que "a situação é preta".

- Rezem por mim, o negócio está feio. Estou saindo satisfeito porque sou assim mesmo. Mas que a coisa é preta, é - disse ele, bem-humorado, acompanhado da mulher, Marisa Gomes.

Caso os médicos não considerem satisfatório o efeito do tratamento, ele poderá se submeter a uma quarta cirurgia na mesma região. O vice-presidente já passou por cirurgias para retirada de câncer também no rim, na próstata e no estômago. De acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, apesar da doença e da internação, Alencar pode assumir a Presidência porque não é necessário nenhum ato formal de posse.

COLABOROU: Carolina Brígido, de Brasília