Título: Alencar assume Presidência no hospital e governa o país de pijama
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 15/01/2008, O País, p. 4

Sem previsão de alta, vice-presidente despacha no Sírio-Libanês.

SÃO PAULO. Internado desde a noite de sábado para tratamento de uma infecção, o vice-presidente da República, José Alencar, assumiu interinamente a Presidência, ontem, e despachou de pijama em um quarto do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

- Ele está despachando normalmente. Só que de pijama, sentado em uma cadeira- disse o general Jorge Félix, chefe do Gabinete de Segurança Institucional: -Passei uma série de informações ao presidente em exercício, do mesmo jeito que faço todos os dias com o presidente. Está tudo tranqüilo. Metade do país está em férias e a outra metade está pensando em tirar férias.

Segundo boletim médico divulgado ontem, o estado de saúde de Alencar é estável e não há previsão de alta. O vice-presidente deve continuar despachando do hospital até a volta do presidente Lula, que está em viagem oficial à Guatemala e a Cuba. Ontem, Alencar também recebeu a visita da ministra do Turismo, Marta Suplicy, e da primeira-dama, Marisa Letícia.

- Achei ele ótimo. Está com uma cara boa. A febre já foi controlada. O Lula tem perguntado (sobre o estado de saúde de Alencar). Vou ligar para ele agora à noite - disse a primeira-dama, que foi recebida pelo cardiologista Roberto Kalil, que atende Alencar e Lula, e passou cerca de 45 minutos com o vice-presidente.

Alencar pode passar por nova cirurgia

Alencar está recebendo tratamento com antibióticos para controlar uma infecção, causada pela queda no sistema imunológico. Segundo médicos do hospital, a infecção é reflexo da quimioterapia à qual o vice-presidente se submete para tratar um câncer na região abdominal. Aos 76 anos, Alencar já passou por três cirurgias, a última em outubro, e pode ser operado pela quarta vez.

Apesar da situação delicada, Alencar não perdeu o bom humor e só reclama da "prisão" no hospital. Ele brincou sobre o assunto com o senador Artur Virgílio (PSDB-AM), que telefonou para saber notícias suas.

- Vou fugir desse hospital aqui . Sair eu consigo. O problema é fugir da imprensa lá embaixo - disse Alencar ao senador tucano.