Título: No Rio, espera ainda é longa
Autor: Souza, Isonilda; Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 16/01/2008, O País, p. 8

Cerca de 50 mil doses foram distribuídas nos últimos dias.

Quem optou por tomar a vacina contra a febre amarela no posto Oswaldo Cruz, no Centro do Rio, teve que esperar até cinco horas na fila ontem. Pelo menos 380 senhas foram distribuídas até as 7h30m e, segundo quem aguardava o atendimento, a lentidão do serviço contribuiu para a demora. De acordo com funcionários do posto, que preferem não se identificar, não há pessoal para atender a demanda. Eles reclamam que a Secretaria Municipal de Saúde não aumentou o número de profissionais. Os funcionários dizem que há falhas na distribuição das doses da vacina.

Segundo a secretaria, nos últimos dias foram distribuídas 50 mil doses nas 24 unidades de saúde do município. A secretaria recebeu novo lote, com mais 30 mil doses. Ontem, por volta do meio-dia, algumas pessoas reclamavam que não havia mais vacina na Gávea, no Catete e na Tijuca. As estudantes Roberta Maciel Souza e Fabiana Belém estiveram pela manhã no Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, na Tijuca, mas foram orientadas a procurar o posto Oswaldo Cruz. Elas vão dia 31 para Minas.

- Faltando cinco pessoas para sermos atendidas, disseram que a vacina tinha acabado. Um funcionário disse que no Centro tinha - contou Roberta, que foi vacinada.

A superintendente de Vigilância em Saúde da prefeitura, Meri Baran, disse que a demanda fora da realidade diária causa distúrbio:

- É necessário ter um atendimento racionalizado. Estamos estudando estratégias que possam melhorar estas questões.