Título: No Guarujá, o surto é de meningite
Autor: Yafusso, Paulo; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 16/01/2008, O País, p. 9

SÃO PAULO.A Prefeitura do Guarujá, no litoral paulista, mandou aplicar 4.800 doses da vacina contra a meningite meningocócica - a do tipo C e a mais agressiva - em moradores da Favela Chaparral, no distrito de Vicente Carvalho, onde foi registrada a maioria dos casos da doença na região. A meningite matou uma menina e deixou mais cinco pessoas doentes. A prefeitura admite o surto da doença, mas afirma que a situação está sob controle.

- Tivemos um surto, que foi debelado. Há 13 dias não temos novo registro - disse o secretário de Saúde do Guarujá, Benjamin Rodriguez Lopez.

Os casos foram registrados entre 27 de dezembro e o dia 4 de janeiro. O Ministério da Saúde enviou ao município 9 mil doses da vacina. Até sexta-feira outras mil serão aplicadas na população da Favela Chaparral.

- Outras mil doses serão reservadas para bebês com menos de 1 ano, que precisam da segunda dose. E o restante será reservado para uma emergência - explicou Lopez.

Os exames encaminhados ao Instituto Adolf Lutz, na capital, revelaram que, dos seis casos de meningite no Guarujá, quatro foram do tipo meningocócica.