Título: Marta: Temos de acabar com a epidemia da fofoca
Autor: Yafusso, Paulo; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 16/01/2008, O País, p. 9

RISCO À SAÚDE: Lula e Temporão reafirmam que não há perigo de disseminação da doença em áreas urbanas.

Para ministra do Turismo, número de casos de febre amarela é pequeno e não justifica corrida pela vacinação.

CAMPO GRANDE e HAVANA. A ministra do Turismo, Marta Suplicy, afirmou ontem em Bonito, no Mato Grosso do Sul, que o surgimento de casos de febre amarela no Brasil não deverá trazer reflexos ao setor de turismo. Segundo ela, o país vive hoje uma "epidemia da fofoca".

- A febre amarela existe no Brasil desde a época do Descobrimento. Neste ano, registramos três casos. Então, temos de acabar com essa epidemia da fofoca - disse a ministra, em referência à corrida aos postos de vacinação em todo o país.

Marta disse que os turistas não precisam ter medo de viajar pelo país, mas frisou que é preciso tomar a vacina. No domingo, o ministro da Saúde, José Temporão, ocupou rede nacional de rádio e TV para negar o risco de uma epidemia e disse que só as pessoas que pretendem viajar para as regiões de risco devem se vacinar.

A ministra esteve em Bonito - principal roteiro do ecoturismo em Mato Grosso do Sul e que recebe em média 130 mil turistas por ano - para participar da assinatura de convênios no valor de R$7,5 milhões que vão beneficiar os principais pólos de turismo no estado.

A superintendente de Turismo do Mato Grosso do Sul, Nilde Brum, disse que Bonito e Pantanal (que recebe média de cem mil turistas por ano) não deverão ter prejuízos com a febre amarela. Segundo ela, as operadoras de turismo de Bonito informaram que não houve cancelamento de reservas, mas apenas adiamento diante da preocupação de tomar a vacina antes da viagem - cuja eficácia plena demora até dez dias.

Em Mato Grosso do Sul, 95 mil doses da vacina acabaram e foi pedido reforço de 250 mil doses. O Ministério da Saúde deve encaminhar cem mil doses essa semana. Nos postos de vacinação, a movimentação é intensa, com espera de até duas horas.

Lula: quem vai para área de risco, tem que se vacinar

Em Havana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Temporão disseram ontem que não há risco de surto de febre amarela no Brasil. Segundo Temporão, a vacina contra a doença é "100% eficaz". Lula disse que as pessoas que vão para áreas de risco devem se vacinar.

- Temos alguns casos de febre amarela silvestre, mas não há perigo de febre amarela urbana. Agora, cada vez que viajo para um país que tem problema, tomo vacina por precaução. As pessoas que vão para lugar que tem problema precisam se precaver e tomar uma vacina que não dói, não dá febre e pode salvar vida - afirmou Lula.

Segundo Temporão, a realidade está mostrando que o governo tem razão ao afirmar que a febre amarela está sob controle e não haverá surto no país. Ele disse ser natural a febre amarela silvestre num país que tem matas, macacos e vírus, mas que o governo mantém vigilância sobre o ambiente. Temporão afirmou que não há comparação entre febre amarela e dengue:

- Em hipótese alguma. Na febre amarela, a vacina é 100% eficaz, e o Brasil é o maior produtor do mundo dessa vacina.

* Especial para O GLOBO

** Enviada especial