Título: MP pede auditoria na empresa de Lobão Filho
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 16/01/2008, O País, p. 11

Promotor maranhense quer saber se há sonegação fiscal e quem são os sócios na distribuidora de bebidas Bemar

BRASÍLIA. O Ministério Público do Maranhão requisitará hoje à Receita do estado auditoria fiscal na distribuidora de bebidas Bemar, da qual o filho do senador Edison Lobão (PMDB-MA), Edison Lobão Filho, foi sócio. O promotor José Osmar Alves, da 9ª Promotoria de Defesa da Ordem Tributária, quer saber se há sonegação de tributos e quem são os sócios da empresa.

- Em face das notícias a respeito da empresa, vou requerer uma auditoria fiscal - disse José Osmar, sobre as informações de que Lobão Filho, suplente do pai no Senado, teria transferido sua participação na empresa para a empregada doméstica de um ex-sócio, Marco Antonio Pires da Costa, como informou a revista "Veja".

Lobão Filho negou que soubesse que Maria Lúcia Martins, que adquiriu sua parte na sociedade, fosse doméstica. Em nota, ele disse anteontem que a transferência é de responsabilidade de Marco Antonio.

A Bemar foi constituída em julho de 1996. Lobão Filho se retirou da sociedade em agosto de 1999, quando sua parte foi repassada para Maria Lúcia e para a então mulher de seu sócio, Maria Luiza Almeida. Outra alteração ocorreu depois: no lugar da doméstica, entrou para a sociedade José Luiz Ferreira Gomes.

MP apura se Lobão Filho é sócio oculto de empresa

O Ministério Público também investiga se Lobão Filho é sócio oculto da distribuidora Itumar, acusada de sonegação fiscal. Ele poderá assumir o mandato caso seu pai seja escolhido pelo presidente Lula o novo ministro de Minas e Energia.

O site "Gente e Negócios", especializado em notícias sobre economia no Maranhão, traz, em reportagem de maio de 2004 sobre o início de produção de latas da Schincariol no estado, foto na qual Lobão Filho aparece entre outros executivos da empresa e da distribuidora Itumar.

A Itumar tem um histórico societário complicado. Constituída em 1989, tinha como sócias a mãe de Marco Antonio, Maria Vicentina Pires da Costa, e uma tia dele, Maria Cristina Pires da Costa. Segundo o Ministério Público, o endereço delas, registrado na Junta Comercial, era de um imóvel em Santo André (SP). Em 2000, Maria Cristina saiu. Em seu lugar, entrou José Rosalvo Muniz, faxineiro morto em 2006.