Título: Relevância continental
Autor: Foreque, Flávia
Fonte: Correio Braziliense, 26/04/2009, Política, p. 6

As autoridades em visita ao Brasil têm interesse de firmar acordos de cooperação, estreitar relações econômicas e firmar acordos estratégicos com o país de maior relevância na América do Sul, diz o conselheiro Eugênio Vargas Garcia, autor do livro Cronologia das Relações Internacionais do Brasil (2006, Contraponto Editora). ¿Se não houvesse um interesse recíproco, nós estaríamos falando para o vazio. Quando o Brasil se abriu e começou a tomar essa nova postura, encontrou uma receptividade desses países também¿, afirma.

Para o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT¿RS), a política externa de Lula não está pautada por questões ideológicas. ¿Um coroamento disso é a popularidade que o presidente está tendo nesse momento de crise¿, afirma o petista. E não é apenas o presidente que se beneficia com isso.

Embora Lula seja o principal personagem de eventos recentes noticiados pela mídia nacional e internacional ¿ como o elogio do presidente Barack Obama e sua participação num episódio do desenho South Park, a candidata de Lula também ganha, aos poucos, notoriedade internacional. Um artigo publicado nesta semana pelo jornal francês Le Monde, afirma que Dilma Rousseff está prestes a se tornar a ¿estrela política do Brasil¿. ¿O `produto¿ Dilma estará à venda em breve. Lula deixou como herança seu velho slogan de campanha, que já se escuta em encontros do PT: `Brasil!Urgente! Dilma presidente!¿¿, conclui o texto.