Título: Múcio pede cargos a ministros para acalmar base
Autor: Beck, Martha
Fonte: O Globo, 18/01/2008, O País, p. 5

BARGANHA NA ESPLANADA: Em reunião, Guido Mantega diz ao petebista que nomeações na Fazenda são inegociáveis.

Aliados ameaçam não aprovar aumento de impostos proposto pelo governo, caso não tenham pleitos atendidos.

Martha Beck

BRASÍLIA. Com a tarefa de acalmar a base aliada antes do fim do recesso parlamentar, dia 11 de fevereiro, o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, está percorrendo a Esplanada para tentar acertar com os demais ministros a nomeação para cargos federais nos estados. Ontem, ele esteve com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, mas não saiu da reunião muito animado, diante do argumento do colega de que muitos cargos na sua área são inegociáveis.

Para defender o aumento de impostos patrocinado pelo governo para compensar a perda da CPMF, os aliados já avisaram que querem ver seus pleitos atendidos. A pressão dos partidos aliados deve aumentar ainda mais com a nomeação de um novo ministro do PMDB: o senador Edison Lobão (PMDB-MA) para a pasta de Minas e Energia. Múcio afirmou que esteve com Mantega para apresentar as indicações de parlamentares para cargos estaduais e regionais ligados à Fazenda:

- Vim apresentar as reivindicações, mas o ministro já nos adiantou que alguns não são negociáveis.

Mantega se recusa a comentar pedidos

Múcio não quis dizer quais são os cargos reivindicados, mas há pelo menos dois ligados ao Ministério da Fazenda que vêm sendo pedidos pelo PP, partido do ministro das Cidades, Márcio Fortes: a Superintendência do BNB na Bahia, ambicionada pelo líder do PP na Câmara, Mario Negromonte (BA); e uma diretoria da BB Seguro.

Mantega se recusou, em entrevista após o encontro com Múcio, a comentar o pedido de distribuição de cargos:

- Quem trata de cargo é o ministro Múcio, então falem com ele.

Múcio esteve também recentemente com a ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, para tratar de pendências no setor. Também não foi um encontro conclusivo. Múcio brincou:

- Disse à ministra que ela cuida do meio ambiente e eu tento cuidar do ambiente.