Título: Reservatórios atingem nível mínimo e elevam risco de apagão em 2009
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 18/01/2008, Economia, p. 24

Volume de água no Sudeste e Centro-Oeste cai para 44,8%, diz ONS.

Parece que São Pedro não ouviu as preces de muitos para chover, e o nível dos reservatórios das hidrelétricas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste atingiu o mínimo considerado pelos padrões de segurança. Conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), na última quarta-feira, o volume de água armazenado nos reservatórios nessas duas regiões foi de 44,8%, limite estipulado pelo órgão como mínimo de segurança. Especialistas do setor afirmam que, se o patamar atual cair ainda mais, vai aumentar os riscos de racionamento no próximo ano.

O professor Nivalde Castro, coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), do Instituto de Economia da UFRJ, explicou que quando o nível dos reservatórios encosta na margem mínima de segurança (curva de aversão), aumenta o risco de racionamento no ano seguinte. Hoje esse risco está em 5%, ainda considerado aceitável pelo setor.

- Quanto mais baixo ficar o nível dos reservatórios, maior será o índice do risco de desequilíbrio entre a oferta e a demanda para o próximo ano - destacou o professor.

Castro ressaltou, contudo, que a situação poderá melhorar nas próximas semanas, com a incidência de chuvas principalmente nas cabeceiras dos rios no Sudeste.

ONS: é preciso acionar o maior número de térmicas

Pelas projeções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do ONS, o nível dos reservatórios do Sudeste deve ficar em 68% no fim de abril, quando termina o chamado período de chuvas. Esse volume é o mínimo necessário para se manter em 5% o risco de racionamento para 2009.

- Ainda estamos no início do período de chuvas. Mas se a tendência atual continuar de redução dos volumes armazenados, teremos problemas em 2009, a não ser que mais adiante fortes chuvas recuperem esses reservatórios - alertou Castro.

Para os técnicos do ONS, o fato de o nível dos reservatórios ter atingido o nível mínimo de segurança é um alerta para se tomar providências para evitar problemas no próximo ano. Segundo um técnico, vai ser preciso manter operando ao máximo o maior número possível de térmicas, sejam a óleo ou a gás natural, nas próximas semanas, enquanto não chove mais.