Título: Medo da febre amarela leva à dupla vacinação
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 19/01/2008, O País, p. 9

Pacientes sofrem efeitos colaterais da imunização contra a doença, que não precisa ser repetida antes de dez anos

BRASÍLIA. O desespero tem levado moradores de regiões consideradas suscetíveis à febre amarela à dupla vacinação. Ontem, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal contabilizava a internação de quatro pacientes com efeitos colaterais da imunização - que, quando feita mais de uma vez em um curto período de tempo, pode causar náusea, febre, dores e até choque anafilático. Os pacientes apresentavam sintomas leves e já foram liberados. Em Goiás, a situação é ainda pior: números oficiais revelam que onze pessoas foram internadas queixando-se de efeitos colaterais causados pela suposta dupla vacinação contra a doença.

Segundo o Ministério da Saúde, desde o início do ano foram notificados em todo o país 31 casos de reações adversas à vacina. O número inclui quem tomou mais de uma vacina seguida e pessoas que não poderiam ter sido imunizadas, mas foram: mulheres grávidas, bebês com menos de seis meses de idade, alérgicos a ovo e pacientes com baixa imunidade por problemas de saúde. A quantidade de pessoas que passaram mal pode ser ainda maior, já que o repasse de informações entre as secretarias estaduais de saúde e o governo federal costuma demorar alguns dias.

Rapaz toma três doses da vacina em dois dias

O caso mais emblemático foi o de um rapaz de 20 anos que tomou duas doses da vacina em um dia e outra no dia seguinte. Ele foi internado com sintomas de hepatite no Hospital Regional de Taguatinga, cidade vizinha a Brasília. Quando se recuperou, fugiu do hospital.

- Ele evoluiu bem e acabou deixando o hospital dessa forma, acho que por vergonha - diz o subsecretário de Vigilância à Saúde do Distrito Federal, Joaquim Barros.

Além dos quatro casos confirmados em Brasília, uma mulher de 36 anos está internada no Hospital Regional da Asa Norte em estado grave. Ela chegou ao hospital na quinta-feira da semana passada. No dia seguinte, ela entrou em coma e foi transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O marido da paciente contou que ela tomou duas doses seguidas da vacina, mas ainda não foi confirmada a ligação entre este fato e o estado de saúde da mulher.

"Se alguém espirra, já dizem que é febre amarela"

Ao comentar o caso, Barros mostrou-se irritado com a onda de boatos acerca da doença:

- Agora, se alguém entra no hospital espirrando, já dizem que é febre amarela. A gente está perdendo um tempo danado com isso, checando todas as notificações.

Na quinta-feira, o Ministério da Saúde divulgou que foram feitas neste ano 30 notificações de febre amarela em todo o Brasil. Onze desses casos foram descartados. Dez pessoas contraíram a doença, das quais sete morreram. Os outros casos não tinham confirmação de tratar-se da doença. Até as 20h de ontem, o ministério ainda não tinha atualizado esses dados. Sabe-se, no entanto, que as notificações teriam chegado a 33, com pelo menos 14 casos descartados.

A Secretaria de Saúde de Goiás confirmou ontem mais uma ocorrência de febre amarela no estado. Uma jovem de 19 anos contraiu a doença na cidade goiana de Pirenópolis, mas recuperou-se e teve alta médica.