Título: Movimento anti-guerrilha chega ao Brasil
Autor:
Fonte: O Globo, 19/01/2008, O Mundo, p. 26

São Paulo já tem passeata convocada e grupos planejam ações também em Rio e Curitiba.

O movimento que pretende colorir o mundo de vermelho, amarelo e azul, no dia 4 de fevereiro, contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), chegou ao Brasil. Enquanto os presidentes da Colômbia e da Venezuela protagonizam uma batalha verbal sobre qual a melhor maneira para garantir a libertação de reféns, os organizadores do "No más Farc" querem extrapolar as fronteiras colombianas.

A proposta de sair às ruas em todo o mundo já reúne mais de 140 mil pessoas. No Brasil, está confirmado um ponto de encontro em São Paulo, em frente ao Museu de Arte de São Paulo, a partir das 15h. De acordo com a colombiana Andrea Novoa, que trouxe o "No más Farc" para o Brasil, os organizadores do movimento estão articulando passeatas em outras cidades, como Rio e Curitiba.

- No Brasil, quando a gente fala da Colômbia, a primeira relação que os brasileiros fazem não é com coisas positivas. São relações com as Farc, com a cocaína, com coisas que não são a Colômbia. Então, com esse movimento, acho que a gente vai mudar um pouco essa percepção que o mundo inteiro tem sobre a Colômbia - disse Andrea.

Integrante de uma ONG que trabalha com inclusão social, ela conheceu o movimento por meio do site de relacionamentos Facebook, tão popular na Colômbia quanto o Orkut é no Brasil. Ela não conhece qualquer um dos organizadores. Mas, com o mesmo entusiasmo dos que estão na Colômbia, Andrea acompanha o crescimento do movimento.

Colombianos espalhados por países tão distantes quanto Canadá, Alemanha, Israel e Emirados Árabes Unidos também estão sendo convocados.