Título: Dom Cappio: Lula cospe no prato em que comeu
Autor:
Fonte: O Globo, 21/01/2008, O País, p. 5

Bispo afirma que o presidente esqueceu movimentos sociais.

SÃO PAULO. O bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, disse ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esqueceu a terra de onde veio e "cospe no prato em que comeu". A "Missa do irmão baiano", que o bispo celebra há 18 anos na Igreja de São Judas, na Zona Sul de São Paulo, em homenagem aos migrantes nordestinos, tornou-se palco de mais um round da luta contra a transposição do Rio São Francisco, da qual Cappio, depois de duas greves de fome, tornou-se símbolo.

- Na hora que ele alcançou o poder, ele dá as costas aos movimentos sociais, esquece os movimentos sociais. Ele cospe no prato em que comeu. Quando precisou dos movimentos sociais para se eleger, se elegeu. Uma vez lá, só governa o Brasil para as elites - acusou o bispo, em entrevista depois da missa.

Durante a homilia, Dom Cappio instruiu os fiéis, em grande parte migrantes do Nordeste, a não "esquecer a água que beberam, a terra que pisaram". Questionado se, na homilia, ele se referia a Lula, respondeu:

- Sim. Ele é um migrante. Disse a ele, quando o encontrei: meu irmão, a vida toda vesti sua camisa. Agora, com a mesma força, me volto contra você.

Na igreja, havia dirigentes do PSOL e do PSTU. Um parente de Cappio leu um relatório do padre Paulo Cesar Moreira Santos, de São Félix do Araguaia, sobre a greve de fome e a transposição do rio, com críticas ao governo. Padre Augusto, pároco da diocese, afirmou que não havia problema na leitura do relatório:

- A Igreja vai fazer o quê? Alienar o povo? Não. Estamos aqui para ajudar a esclarecer.