Título: Eletrodoméstico ineficiente será proibido em 2009
Autor: Tavares, Mônica; Batista , Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 21/01/2008, Economia, p. 13

BRASÍLIA. Eletrodomésticos obrigatórios nos lares brasileiros que sejam ineficientes do ponto de vista da economia de energia terão sua comercialização proibida a partir de 2009. A determinação é do governo federal, baseada na Lei de Eficiência Energética, a 10.295, aprovada em 2001, na esteira do racionamento. A proibição valerá inicialmente para refrigerador, freezer, ar-condicionado, fogão e forno a gás.

Em 90 dias, a importação de unidades fora dos parâmetros técnicos - sem selo Procel ou com classificação abaixo de E (inclusive) - já estará proibida. Em 12 meses, a produção e a venda estarão vetadas. O governo também corre contra o relógio para certificar equipamentos, até para poder contar com a contribuição dos lares menos favorecidos no esforço de economia de energia.

Hoje, a maior parte das máquinas de lavar à venda tem selo A do Procel (máxima conservação). Os modelos de ar-condicionado mais facilmente encontrados no mercado também exibem o selo A. Mas os ventiladores de teto acabaram de ser certificados - e ainda são difíceis de serem encontrados com o selo. No caso das lâmpadas, só é informado que a fluorescente consome menos que a incandescente (amarela).

Há um projeto no Congresso para a retirada das lâmpadas incandescentes do mercado. Mas apesar de a proposta ser benéfica para poupar energia, pode trazer problemas, pois só a China fabrica as lâmpadas econômicas.

- As incandescentes são fabricadas no Brasil, você acaba com empregos - disse a diretora do Departamento de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Laura Porto. (Mônica Tavares e Henrique Gomes Batista)