Título: Filho assumiu cargo em empresa ligada ao BB
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 20/01/2008, O País, p. 8

Senador nega interferência política.

BRASÍLIA. Duas semanas antes de o senador Edison Lobão (MA) trocar o DEM pelo PMDB, um dos seus filhos, o advogado Márcio Lobão, foi promovido ao cargo de presidente da Brasilcap, o braço de planos de capitalização do Banco do Brasil. A posse de Márcio no novo cargo aconteceu em 24 de setembro do ano passado, justamente quando Lobão negociava com o governo sua saída de um partido de oposição para entrar na base aliada.

Apesar de ser considerada uma empresa privada, a Brasilcap tem forte influência do BB, que detém 49,9% do capital. Os outros sócios são o Icatu Hartford, a SulAmérica e a Aliança da Bahia. Segundo a assessoria de imprensa da Brasilcap não houve interferência política na escolha de Márcio Lobão para o cargo, já que ele foi indicado pelo Conselho de Administração da empresa. Procurado pelo GLOBO, Márcio Lobão não respondeu à ligação.

O critério oficial para a escolha do filho de Lobão é que ele trabalhava há oito anos consecutivos no grupo de seguridade do Banco do Brasil, tendo ocupado antes o cargo de diretor da Brasilveículos, outra coligada. No BB, a avaliação é de que, apesar das qualidades técnicas, o sobrenome Lobão ajudou na promoção. O senador Edison Lobão, que toma posse amanhã como ministro de Minas e Energia, nega interferência.

- A Brasilcap é uma instituição privada. Ele chegou ao grupo há oito anos por indicação da SulAmérica. A escolha é feita por um Conselho de Administração. Querem forçar a barra contra a minha família - reagiu Edison Lobão.