Título: Família Sarney se ausenta da cerimônia
Autor: Damé, Luiza; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 22/01/2008, O País, p. 3

Filho e mulher de Lobão, deputada pelo DEM, também não compareceram à posse.

BRASÍLIA. Prestigiada pela cúpula do PMDB, a posse do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, no Planalto e no ministério, foi marcada pela ausência da "República do Maranhão". Não estiveram presentes os integrantes da família Sarney, patrocinadora de sua indicação para o cargo, e muito menos a família Lobão. Além do senador José Sarney (PMDB-AP), a ausência mais notada, foi a do suplente de senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA), alvo de uma enxurrada de denúncias.

A mulher do ministro, a deputada Nice Lobão (DEM-MA), voltou de viagem à Europa, mas não quis enfrentar os holofotes. Lobão Filho, o Edinho, foi aconselhado a ficar nos EUA, onde está de férias numa estação de esqui.

Na transmissão do cargo, no auditório do ministério, era grande o empurra-empurra de políticos maranhenses de menor cacife. O governador Jackson Lago compareceu. Fotógrafos do estado quase trocaram tapas na disputa pelo registro do beija-mão de prefeitos e vereadores, que pagaram cerca de R$100 por foto. Na primeira fila, os únicos parentes de Lobão, além do filho Márcio, eram os cunhados e sogros de Edinho.

- Sou jornalista e filha de jornalistas. Respeito seu trabalho, mas me desculpe, quando se trata de família, bico calado - respondeu Regina Quintas, irmã de Paula, mulher de Edinho.

A justificativa oficial para a ausência de Nice é que ela chegou gripada da viagem de férias. Mas, segundo amigos, ela não foi para não acirrar o clima no DEM, que ameaça expulsar seu filho. Além disso, tenta adequar sua situação de mulher de ministro e deputada de partido de oposição. Lobão não escondia a frustração:

- Não é triste, não ... Meu filho Márcio está aqui. Minha mulher não veio porque está doente - justificava Lobão após a solenidade.

Ele enfrentou perguntas sobre a hipótese de o filho assumir sua vaga:

- Essa questão só será decidida depois por ele. Tem 60 mais 30 (dias para assumir). Ele não deseja imunidade parlamentar para se defender.

A ausência de Sarney e dos filhos, a senadora Roseana e o deputado Zequinha foi motivada pela cautela: Sarney não quer ser apontado como o avalista da indicação de Lobão e tentou evitar o constrangimento de falar sobre a investigação que envolve o filho, o empresário Fernando Sarney. Sem lugar para se sentar, o deputado Paulo Maluf (PP-SP) se postou , de pé, ao lado da mesa das autoridades formada por Lobão, o ex-ministro Nelson Hubner e o presidente do Senado, Garibaldi Alves. Cansado, encostou-se na parede para aguentar até o final da longa solenidade.