Título: Lobão Filho nega proximidade com tio, mas é sócio do filho dele em rádio
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 22/01/2008, O País, p. 4

BARGANHA NA ESPLANADA: Primo é responsável por administração da TV Difusora.

Segundo a Receita, Neuton Barjona se beneficiou por procurações falsas.

SÃO LUÍS e BRASÍLIA. O tio do suplente de senador Edison Lobão Filho (DEM-MA), Neuton Barjona Lobão Filho, não é só um parente distante, como ele sugeriu semana passada. Pelo contrário. Além de ter assumido a Bemar Distribuidora de Bebidas com Edinho, em 1996, Neuton continuou na empresa após a saída do sobrinho, beneficiando-se de procurações falsificadas. O filho de Neuton, Rafael Barjona Lobão, é próximo ao primo e trabalha para ele. De acordo com o cadastro do Ministério das Comunicações, Rafael é o responsável pela administração da TV Difusora, de propriedade de Lobão Filho.

Os dois primos são sócios na Rádio Curimã, em Imperatriz. Rafael é minoritário, com uma ação. Em dezembro de 2007, a rádio assinou no Ministério Público do Trabalho termo de compromisso de ajustamento de conduta no qual comprometia-se a registrar os funcionários e não causar embaraço à atuação dos fiscais do Ministério do Trabalho. O documento foi assinado por Lobão Filho.

Semana passada, perguntado sobre procurações falsificadas em nome do tio, Lobão Filho disse não ter conhecimento do que Neuton fazia. Segundo a Receita Federal, Neuton foi beneficiado por procurações inverídicas que lhe permitiam movimentar contas correntes e fazer outras transações na Bemar.

As procurações teriam sido emitidas por Maria Lúcia Martins, empregada doméstica, e José Luiz Ferreira Gomes, que o Ministério Público acredita ser laranja também. Ambos são sócios da Bemar, empresa da qual Edinho foi sócio, oficialmente, até 1998. A Bemar e a Itumar são investigadas pelo Ministério Público num esquema de sonegação que chega a R$42 milhões.

Garibaldi: "Licença não é salvo conduto"

O GLOBO procurou Neuton ontem. Ele atendeu o celular, mas, quando o repórter se identificou, disse que não estava escutando. O celular permaneceu desligado. A assessoria de Lobão Filho informou que não conseguiu falar com ele, que está nos Estados Unidos.

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), disse que uma eventual licença de Lobão Filho não impedirá que o Senado investigue denúncias contra ele, caso algum partido entre com representação.

- A licença não é nenhum salvo-conduto. Licença é licença. É simplesmente um pedido para se afastar dos trabalhos do Senado, por doença ou por motivos particulares - disse o presidente do Senado.

Lobão Filho tem 30 dias a partir de hoje para assumir. Ele é suplente do pai, Edison Lobão, empossado no Ministério de Minas e Energia.

COLABOROU a Sucursal de Brasília