Título: Punição às empresas é adiada
Autor: Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 22/01/2008, O País, p. 5

BRASÍLIA. Anunciado com alarde no início de dezembro, o sistema de punição às companhias aéreas que atrasarem ou cancelarem vôos não entrará em vigor antes do carnaval. A medida não foi sequer citada entre as regras divulgadas ontem pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim. Ao ser cobrado sobre o pacote, que previa o pagamento de indenizações aos passageiros prejudicados no valor de até 50% do bilhete, Jobim disse que a proposta já estaria em análise na Casa Civil, mas só será publicada em meados de fevereiro:

Pela proposta original, a punição para cancelamentos poderia chegar a duas vezes o valor da passagem. Ao divulgar as regras do sistema, em 5 de dezembro passado, Jobim disse que as indenizações seriam instituídas por medida provisória até o Natal. As empresas aéreas reagiram com indignação e ameaçaram reajustar as passagens.

O ministro também disse ontem que ainda não decidiu se as indenizações aos passageiros serão mesmo pagas em dinheiro ou apenas na forma de milhagens, como preferem as companhias.