Título: Bolívia garante que vai cumprir contrato de fornecimento com Brasil
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 22/01/2008, Economia, p. 22

Vice-presidente boliviano virá ao país mês que vem discutir a questão.

BRASÍLIA. O embaixador da Bolívia no Brasil, Maurício Dorfler, disse ontem que o vice-presidente de seu país, Alvaro García Linera, fará uma visita a Brasília no próximo mês para, entre outras coisas, assegurar que o governo boliviano não deixará de cumprir os contratos de fornecimento de gás natural firmados com brasileiros e argentinos. Dorfler - que tomou posse em novembro - afirmou, no entanto, que o abastecimento do mercado interno continua a ser prioridade. Por isso, acrescentou, qualquer acréscimo na oferta vai depender da capacidade produtiva da Bolívia.

- As solicitações da Petrobras estão em torno de 26 milhões a 30,5 milhões de metros diários. Isso está sendo atendido pela Bolívia, que também tem como prioridade o mercado interno. O Estado tem que, primeiro, responder a sua demanda energética, para atender a todos os compromissos. Temos dois contratos, um com o Brasil e outro com a Argentina. Não deixaremos de cumpri-los - garantiu o embaixador.

Acesso ao mar estará na pauta de discussões

Em sua primeira conversa com jornalistas brasileiros desde que assumiu a função, Dorfler ressaltou que os investimentos que estão sendo realizados para aumentar a produção levam tempo para dar resultados. Ele lembrou que, recentemente, a Bolívia descobriu dois novos poços que poderão ser agregados à estrutura produtiva até o fim do ano.

Ainda de acordo com o embaixador, o ministro de Hidrocarbonetos de seu país, Carlos Villegas, deverá vir ao Brasil em breve para conversar sobre o tema com o novo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que tomou posse na tarde de ontem. Villegas, que esteve este fim de semana na Argentina, aguarda apenas o sinal verde do governo brasileiro.

Além de garantir o cumprimento do contrato de fornecimento de gás, o vice-presidente da Bolívia conversará com autoridades brasileiras sobre um antigo sonho boliviano: o acesso ao mar. Destacam-se na pauta projetos desenvolvidos pelo Brasil em duas frentes: o Hacía Norte, que abrange um sistema rodoviário que passará pela Bolívia e chegará aos portos do Peru, ou seja, até o Pacífico; e outras obras que facilitem uma saída para o Atlântico aos bolivianos.

- Vamos ver os possíveis financiamentos que o Brasil poderá outorgar para o desenvolvimento dessas obras - disse Dorfler.