Título: Lula pedirá empenho a ministros no Congresso
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 23/01/2008, O País, p. 10

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comanda hoje a primeira reunião ministerial de 2008 com um olho na economia internacional e outro nas contas internas. Ele dirá aos ministros que todos terão de dar uma parcela de colaboração no processo de cortes de gastos para fazer frente à perda de arrecadação da CPMF e preservar o equilíbrio das contas públicas. Mas, apesar da preocupação com a economia, o foco da reunião será a política. Lula tentará enquadrar seus ministros políticos. Quer que todos ajudem na articulação com o Congresso, para evitar surpresas desagradáveis, como a derrota da CPMF no Senado, em dezembro.

Isso significa que os ministros terão de abrir a agenda para receber os parlamentares, ajudar na mobilização do governo em votações no Congresso e executar as nomeações acertadas. O ministro das Relações Institucionais, José Múcio, tem reclamado que as nomeações emperram nos ministérios, criando insatisfação e tensão entre os aliados.

Prevendo novas dificuldades nas votações do aumento de impostos e do Orçamento de 2008, Lula quer reforçar a articulação política do Planalto. Múcio deverá fazer uma apresentação do cenário político do ano e das necessidades da articulação.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, falará sobre conjuntura, especialmente sobre os reflexos da crise americana no Brasil. Paulo Bernardo (Planejamento) apresentará os números do Orçamento de 2008 e a necessidade de redução de gastos.