Título: 14 ministros e o controle Big Brother
Autor: Paul, Gustavo; Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 23/01/2008, Economia, p. 26

BRASÍLIA. Parecia uma reunião de amigos, um convescote. Os 14 ministros que foram ao balanço de um ano do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estampavam satisfação. O clima era de bom humor. As brincadeiras levaram os presentes às gargalhadas e até piadas internas viraram públicas:

- O controle das obras é muito bem feito, é quase um "Big Brother". Essa é uma piada interna nossa, com o Paulinho (Paulo Bernardo, ministro do Planejamento) - confessou a sisuda Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil.

Até a demora na exposição do balanço, que já faz parte do estilo de Dilma, foi combatida, com bom humor, por Paulo Bernardo e Guido Mantega (ministro da Fazenda). Ela, que inovou ao começar a apresentação com um vídeo de dez minutos, mostrando obras do PAC em andamento, desmentiu, em tom de brincadeira, Paulo Bernardo, que avisava que o vídeo teria 40 minutos. Mantega não tirava o olho do relógio.

A "gerentona" do PAC, sempre que podia, citava o órgão responsável por determinado setor e elogiava. Até eventuais atropelos foram encarados com bom humor: o número de documentos era insuficiente para distribuí-los porque faltou luz. (Henrique Gomes Batista e Eliane Oliveira)