Título: Lobão começa loteamento de cargos
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 24/01/2008, O País, p. 4

Novo ministro leva a José Múcio demandas do PMDB para as estatais.

BRASÍLIA. O novo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, começou a fechar ontem à noite no Planalto o loteamento político dos cargos do setor energético. Em reunião com o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, Lobão levou as principais demandas do PMDB, que incluem o comando da Eletrobrás, para um afilhado político do senador José Sarney (AP), e a presidência da Eletronorte, para um aliado do deputado Jader Barbalho (PA).

Pouco antes, na reunião ministerial, Lobão fez uma explanação para tentar minimizar a disputa que o PMDB e o PT da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, travam pelas nomeações nas estatais do setor elétrico. Dilma ouviu e não se manifestou, segundo relatos. Lobão tomou a palavra para tratar do assunto quando Lula pediu aos ministros que fossem atenciosos com os pleitos dos aliados.

- Estou atento. No caso do Ministério das Minas e Energia não se trata de lotear as estatais, mas de suprir as vagas existentes nos cargos de direção dessas empresas. Estou conversando com o PMDB, mas também ouvindo outros partidos - disse Lobão na reunião.

Para presidente da Eletrobrás foi indicado o engenheiro eletricista Evandro Coura, presidente a Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica. Ele deve substituir Valter Cardeal, homem de confiança de Dilma. Cardeal voltaria a ocupar o cargo de diretor de Engenharia da Eletrobrás.

Sarney também ficará com a diretoria financeira da estatal. Para este cargo foi indicado Astrogildo Quental, técnico de carreira da Eletronorte. Já Jader indicou para o comando da Eletronorte Lívio Rodrigues de Assis, dirigente do Detran do Pará. O PMDB pediu ainda a diretoria da Eletrosul para ex-governador Paulo Afonso (PMDB-SC), enquanto a senadora Ideli Salvati (PT-SC) encaminhou o nome do ex-deputado Jorge Boeira para comandar a estatal.

Mas no próprio PMDB há disputa. O senador José Maranhão (PMDB-PB) quer desalojar do cargo de diretora administrativa da Eletrobrás, Aracilba Alves da Rocha, indicada pelo ex-senador Ney Suassuna. O PMDB paulista deseja ter o ex-prefeito de São Paulo Miguel Colassuono numa diretoria da Eletrobrás. A bancada do PMDB de Minas garantiu a indicação de Jorge Zelada para a diretoria internacional da Petrobras.