Título: Criado conselhinho integrado por ministros e líderes de partidos
Autor: Damé, Luiza; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 24/01/2008, O País, p. 5

BRASÍLIA. Para estabelecer uma nova sistemática de controle da fidelidade e do humor de sua base no Congresso, o presidente Lula decidiu criar um "conselhinho político". Será um grupo restrito de ministros políticos, com um representante de cada partido e presidentes das legendas que integram a coalizão. O grupo deverá se reunir quinzenalmente com Lula.

A intenção é criar um colegiado para tratar exclusivamente de negociações que envolvam cargos e emendas, já que o Conselho Político, com líderes e presidentes de partido, trata de temas mais amplos.

Muitas vezes, na reunião, Lula disse que é preciso evitar surpresas no Congresso, como a derrota da CPMF. E que um dos caminhos é o governo ter credibilidade na base. Ou seja, atender as principais demandas e, pelo menos, dar uma satisfação para senadores e deputados.

- O conselhinho fará um acompanhamento político da base. O objetivo é melhorar a relação com o Congresso. Agora, os partidos precisam entender que o governo não pode amofinar nessa relação. Não é possível que o governo tenha que peitar a cada dia uma nova negociação. É preciso estabelecer compromissos, fortalecer as lideranças. Mas os partidos têm que assumir responsabilidades - disse o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.

Devem integrar esse grupo ministros do PT, PMDB, PDT, PSB, PR, PP e PTB.

- A idéia é reforçar as negociações partidárias, fazendo reuniões periódicas - explicou o líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS).

No intervalo, foram servidos sanduíche de queijo, presunto e alface, e sucos de cajá e graviola. Lula reclamou, lembrando um caso de 20 anos atrás. Contou que fez uma viagem para a Europa e recebia diária de apenas US$10 do PT, o que na Suécia dava para comprar apenas uma salsicha.

- Pois é... tantos anos depois, como eu poderia imaginar que no Palácio do Planalto estaria numa reunião ministerial e me serviriam esse lanchinho vagabundo.