Título: Alencar marca presença na reunião
Autor: Damé, Luiza; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 24/01/2008, O País, p. 5

BRASÍLIA. Contrariando recomendações médicas e as ponderações do presidente Lula, o vice-presidente José Alencar interrompeu o repouso em São Paulo e marcou presença, sempre rindo e bem-humorado, na primeira reunião ministerial do ano. Ontem mesmo ele voltou para São Paulo, onde retoma hoje o tratamento. Ao abrir o encontro, Lula fez questão de agradecer a presença do vice, que está em tratamento contra um câncer na região abdominal. Contou que na véspera sugerira que ele não comparecesse, para cuidar da saúde.

- Não precisava vir, porque ele está fazendo um tratamento muito especial. Mas como vocês estão vendo, ele está mais revigorado do que quando foi internado - disse, afirmando estar gratificado pela presença do vice.

Alencar participou de toda a reunião, que durou quase cinco horas. Além do presidente, o ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral) também destacou a presença do vice, dizendo que Alencar enfrenta a doença com galhardia. Dulci elogiou o comportamento "fagueiro" de Alencar, apesar do tratamento a que se submete.