Título: Anac: plantão nos aeroportos no carnaval
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Fonte: O Globo, 24/01/2008, O País, p. 10

Fiscais, funcionários e diretores vão atuar para evitar caos.

BRASÍLIA. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou ontem que 260 servidores atuarão em dez aeroportos durante o carnaval, na tentativa de evitar problemas como atrasos e cancelamentos de vôos. Fiscais, funcionários e diretores da Anac vão agir em duas etapas. A primeira, de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, acontecerá nos aeroportos de maior fluxo de saída, que são Guarulhos, Congonhas, Galeão, Brasília e Porto Alegre.

A segunda fase da Operação Carnaval ocorrerá de 6 a 10 de fevereiro e os fiscais se concentrarão no retorno dos turistas. A ação de volta do feriado se dará nos aeroportos do Rio, de Salvador, Recife, Florianópolis, Natal, Fortaleza, Porto Alegre, além de Congonhas, Guarulhos e também Brasília.

A Anac, assim, repete o esquema montado durante as festas de final de ano de acompanhar o atendimento aos usuários nos aeroportos. Para que o passageiro identifique o fiscal da agência, os servidores vão usar colete azul. Os aeroportos escolhidos para a primeira fase da operação concentram cerca de 80% do tráfego aéreo do país, segundo a Anac. Desses locais partirão o maior número de turistas nos dias que antecedem o carnaval.

"A Operação Carnaval tem como objetivo detectar e resolver os problemas que possam atrasar ou impedir o embarque de passageiros durante o feriado prolongado. O principal esforço será no check-in das companhias aéreas", diz nota divulgada pela Anac.

Equipes vão se dividir e se revezar em turnos

As equipes da agência irão se dividir em turnos e farão revezamento. No carnaval, o número de funcionários da Anac que trabalhará nos aeroportos será de 72% a mais do que o efetivo que atua no dia-a-dia. A novidade em relação ao Natal e Ano Novo é que, dessa vez, a Anac vai deslocar servidores para acompanhar, durante 24 horas, os centros de operação da TAM, Gol, Varig e OceanAir, as quatro maiores empresas aéreas do país.

"Nesses centros, os fiscais acompanharão a situação da malha aérea de cada empresa, com acesso rápido às informações de todos os vôos. Isso permitirá um fluxo mais rápido de comunicação, agilizando a tomada de decisões das equipes da Anac nos aeroportos", garante a Anac, na nota divulgada ontem.

Segundo a agência, durante o final do ano foi constatado que cerca de 70% dos problemas registrados durante o embarque envolviam identificação do passageiro, que não apresentavam documentos ou que estavam com a documentação irregular.