Título: Concessão do Fies será restringida
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 25/01/2008, O País, p. 4

Em alguns cursos, crédito educativo dependerá de nota no Enade.

BRASÍLIA. O Ministério da Educação vai restringir a concessão de crédito educativo a cursos que considera saturados no país, como direito e, provavelmente, administração, jornalismo e ciências contábeis, entre outros. Nessas áreas, somente alunos de faculdades com conceitos 4 e 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) - os melhores na escala até 5 - poderão pleitear empréstimo de 100% do valor das mensalidades. A medida, que será anunciada nos próximos dias, excluirá do Financiamento Estudantil (Fies) 220 cursos de direito que tiraram nota 3 no Enade, 18 deles no Rio de Janeiro.

O formato está sendo concluído na Secretaria de Educação Superior do MEC. O ministro Fernando Haddad já anunciou que terão prioridade os alunos de engenharia, geologia e licenciaturas (formação de professores) em física, química, biologia e matemática. Nessas carreiras, os cursos com nota 3 no Enade poderão receber estudantes 100% financiados pelo Fies. Só ficarão de fora as faculdades reprovadas com conceitos 1 ou 2.

- Vamos ter áreas prioritárias e induzidas, como as engenharias e outras não. A idéia é induzir onde queremos crescer - diz o secretário de Educação Superior, Ronaldo Mota.

Até o ano passado, o Fies cobria no máximo 70% do valor das mensalidades. A Lei 11.552, de novembro, permitiu elevar o percentual até 100%. O MEC estuda fixar faixas de cobertura, restringindo os empréstimos de 100% às carreiras prioritárias e aos cursos com melhor desempenho no Enade. No caso do direito, apenas 93 faculdades tiraram notas 4 ou 5.

Outra inovação é o fiador solidário, em que os estudantes serão responsáveis pelo pagamento de dívidas de colegas, caso haja inadimplência após a formatura. Assim acabará a exigência do fiador externo, um dos maiores empecilhos ao ingresso no programa. Ao solicitar o empréstimo, o aluno poderá optar pela nova modalidade, que criará automaticamente grupos de cinco alunos fiadores uns dos outros.

O governo estuda ainda a possibilidade de reduzir os juros nas áreas prioritárias, como já faz no caso das licenciaturas e dos cursos tecnológicos. Jovens de baixa renda beneficiados pelo programa Universidade para Todos (ProUni) com bolsas de 50% poderão receber empréstimo para bancar a outra metade das mensalidades.

- Só não vai estudar quem não quiser - afirmou Mota.

Criado em 1999, o Fies beneficia 449.786 estudantes, com investimento de R$4,5 bilhões entre contratações e renovações semestrais.