Título: Ministério confirma a 10ª morte por febre amarela
Autor:
Fonte: O Globo, 25/01/2008, O País, p. 9

É o primeiro caso em Minas Gerais; suspeita é que todas as vítimas tenham sido contaminadas em Goiás.

BRASÍLIA e BELO HORIZONTE. O Ministério da Saúde confirmou ontem mais uma vítima da febre amarela: um rapaz de 24 anos, que morreu na segunda-feira em Uberlândia (MG). Com esse caso, chegam a dez as mortes atribuídas à doença neste ano em todo o país. A suspeita é que todas as vítimas tenham sido contaminadas em Goiás. Dados oficiais atestam que outros nove pacientes foram diagnosticados com o mal. Eles responderam bem ao tratamento e estão em casa. Ao todo, foram feitos 40 registros de pessoas que sentiram sintomas da doença. Desses, 16 foram descartados e cinco ainda estão sob investigação médica.

O laudo da Fundação Ezequiel Dias com a confirmação da doença que matou o rapaz de Uberlândia foi divulgado, ontem, por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde. O rapaz apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 12 de janeiro, em Goiás, onde trabalhava na construção de um haras, na zona rural de Caldas Novas.

Debilitado, ele retornou para a cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro, onde morava com a família, no dia 17, quando foi atendido na Santa Casa, sendo transferido no domingo para o Hospital das Clínicas de Uberlândia, mas morreu na segunda-feira. Os exames preliminares já indicavam o diagnóstico de febre amarela. Quando a secretaria foi notificada do caso, foi realizada a borrifação no bairro onde o rapaz morava com a família e nas proximidades.

Até o momento, não houve confirmação de que os macacos encontrados mortos nas regiões noroeste e norte do estado apresentavam sintomas da doença. Já os seis macacos encontrados mortos em Cabeceira Grande, divisa com Goiás, estavam em área de risco e, neste caso, é preciso aguardar o resultado do exame laboratorial.

No Rio, dificuldade para encontrar a vacina

No Rio, as pessoas ainda encontram dificuldade para encontrar a vacina. A Secretaria Municipal de Saúde informou ontem que aumentou em 1.000% a demanda nos postos. No site, há a informação de que podem ocorrer "faltas pontuais". Mas, em nota, a secretaria informou que a vacina contra a febre amarela está disponível "regularmente nos postos de saúde para aqueles que irão viajar para áreas de risco e países que a exigem. Ou seja, não se trata de uma campanha de vacinação". A secretaria pede às pessoas que não procurem os postos se não obedecerem a esses critérios, para evitar "transtornos". No Rio, já foram aplicadas mais de cem mil doses da vacina.