Título: Alerta mundial contra surto
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 26/04/2009, Mundo, p. 20

Organização Mundial da Saúde admite risco de uma pandemia global e afirma que a situação é grave. No Brasil, governo aciona comitê para monitorar evolução da doença

A gripe suína que já matou, pelo menos, 68 pessoas e infectou mais de mil no México lançou um alerta vermelho em todo o mundo. Ontem, a Organização Mundial da Saúde (OMS) admitiu que o surto de gripe pode causar uma ¿pandemia mundial¿ e que exige ¿preocupação internacional¿. Nos Estados Unidos, onde há a suspeita de que oito pessoas tenham sido contaminadas, o governo declarou que não acredita ser possível conter o vírus. No Brasil, o Ministério da Saúde anunciou que o Gabinete Permanente de Emergência, formado por representantes do MS, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já foi acionado e o monitoramento de viajantes procedentes dos dois países, intensificado.

¿O grupo se reunirá diariamente em Brasília para acompanhar a evolução epidemiológica da situação e indicar as medidas adequadas ao país¿, afirma a nota divulgada pelo ministério brasileiro na tarde de ontem. Segundo o texto, pessoas que vierem do México e dos Estados Unidos receberão orientações sobre os sintomas ainda durante o vôo, pela tripulação. Se forem identificados passageiros com febre acima de 39 graus, acompanhada de tosse ou dores de cabeça, nos músculos e nas articulações, eles serão encaminhados para os postos da Anvisa nos aeroportos de destino. ¿As coordenações estaduais de Vigilância em Saúde foram orientadas para comunicar imediatamente a ocorrência de casos suspeitos ao Ministério¿, destaca a nota.

A situação, segundo a OMS é ¿muito grave¿. A diretora-geral da organização, Margaret Chan, interrompeu uma visita a Washington para regressar à sede em Genebra. A OMS já convocou um comitê de emergência e alguns de seus especialistas se preparam para visitar a América do Norte para trabalhar com as autoridades locais no controle da doença. ¿Seria prudente que as autoridades de saúde de todos os países se mantivessem em alerta para surtos de doenças semelhantes a gripe ou de pneumonia, principalmente se ocorrerem em meses em que não é comum esse tipo de doença¿, alertou Chan. ¿Outro importante sinal é o excesso de casos de gripe severa ou fatal em grupos que não sejam crianças e idosos, que, usualmente, são mais suscetíveis¿, afirmou.

No vizinho Estados Unidos, oito casos da doença ¿ seis na Califórnia e dois no Texas ¿ foram confirmados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência do Departamento de Saúde. Todos estariam ¿sob controle¿. O principal susto, no entanto, envolveu a suspeita de que 100 alunos de uma escola em Nova York estariam contaminados. Pelo menos oito deles foram confirmados. O porta-voz da Casa Branca Reid Cherlin disse que Washington está levando a situação ¿a sério e monitorando qualquer avanço¿.

Horas antes, a diretora da divisão de doenças respiratórias do CDC, Anne Schuchat, fez uma previsão assustadora. ¿Como estamos tomando conhecimento de infecções em várias comunidades diferentes, não cremos que seja possível conter (o vírus). Com um olhar mais amplo, realmente antecipo que encontraremos mais casos¿.

Cidade fantasma A capital mexicana é o espelho do temor que tomou conta do país. Todos os eventos públicos foram suspensos por dez dias na caótica Cidade do México, cujas ruas agora estão bem mais vazias. Quem circula pela capital, não esquece as máscaras, que já estão começando a se esgotar nas farmácias. De acordo com a imprensa local, a alta procura pelo artigo de proteção fez com que muitos vendedores ambulantes aproveitassem a oportunidade para revender as máscaras.

O presidente mexicano, Felipe Calderón, pediu calma à população diante do surto. Ele destacou que a gripe suína tem cura e que o governo dispõe de quantidade suficiente do anti-viral para conter a doença. De acordo com a OMS, o medicamento Tamiflu, dos laboratórios Roche, tem se mostrado eficaz contra o vírus.

O presidente reforçou ainda a necessidade de seguir as orientações do Ministério da Saúde: não cumprimentar outras pessoas com apertos de mão ou beijos, cobrir a boca com um pano quando espirrar, não ir a lugares com muitas pessoas e não se automedicar. O vírus causador da doença, o A/H1N1, é uma mistura dos vírus da gripe humana, suína e aviária. Embora seja chamada de gripe suína, ela não tem infectado e nunca foi vista em porcos. A ameaça é a transmissão de pessoa a pessoa.