Título: Aumento foi detectado em setembro
Autor:
Fonte: O Globo, 26/01/2008, O País, p. 4

Mas governo só começou a agir três meses depois.

BRASÍLIA. O governo detectou o aumento do desmatamento na Amazônia em setembro do ano passado, mas somente em 21 de dezembro o presidente Lula assinou o decreto com medidas mais duras para combater a devastação da floresta. O decreto só foi regulamentado ontem, com a divulgação dos 36 municípios com maior índice de desmatamento em 2007, onde serão concentradas as medidas do governo federal.

- Ao identificarmos que nos últimos quatro meses tivemos um aumento de 10% (no desmatamento), um conjunto de medidas vem sendo tomado para que possamos interferir nesse processo e conter o desmatamento - disse a ministra Marina Silva, em dezembro.

Ao anunciar naquele mês o decreto, que prevê a proibição de novas autorizações de derrubada de árvores nesses municípios, Marina admitiu que as medidas só seriam implementadas entre janeiro e fevereiro deste ano. Anteontem, após reunião com o presidente, ela disse que, desde setembro, vêm sendo adotadas medidas para conter a devastação:

- Não é verdade que as pessoas estão paradas vendo o desmatamento crescer. Tanto que caiu 59% nos últimos três anos.

Pouco mais de um mês depois de o governo ter divulgado o levantamento que previa uma queda de 31% na área desmatada entre agosto de 2006 e julho de 2007, o secretário-executivo do ministério, João Paulo Capobianco, em reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente, em setembro, deixou evidente que o governo já tinha indícios do aumento. Capobianco disse que estava sendo elaborado um plano emergencial para 2008 com o objetivo de enfrentar o aumento de preços das commodities.