Título: Guardian ironiza governo Lula por ter anunciado queda do desmatamento
Autor:
Fonte: O Globo, 26/01/2008, O País, p. 4

ATAQUE À FLORESTA: Notícias sobre Amazônia repercutiram em todo o mundo.

Reportagem diz que imagens desmentem "grande realização" do Brasil

O aumento da devastação na Amazônia foi destaque em vários jornais de todo o mundo. Mas o britânico "The Guardian" foi mais incisivo e irônico na crítica ao governo Lula. O título da reportagem é "Salvação da Amazônia recua", mas é o subtítulo que dá o tom: "Imagens espaciais desmentem a mais recente "grande realização" do Brasil de parar a destruição da floresta".

O correspondente do jornal Tom Phillips diz no texto que depois de décadas de destruição constante, "a maré" parecia ter virado quando o presidente Lula "alardeou" no rádio que os índices de desmatamento haviam caído muito. Em seguida, ele informa que as boas notícias foram interrompidas quando os ministros admitiram que, depois de três anos de redução, o desmatamento voltava a crescer.

O repórter relembra a viagem que fez ao Norte do Mato Grosso e Sul do Pará, quando sobrevoou o local com ativistas do Greenpeace: "Nas duas regiões era fácil ver os sinais de aumento da devastação". Ele afirma que ambientalistas já haviam alertado para os riscos de desmatamento em maio. A reportagem termina com uma frase da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, dizendo que "às vezes o médico faz tudo pelo paciente, mas há variáveis. Então o médico ajusta os remédios", e o coordenador do Greenpeace para a Amazônia, Paulo Adário, afirmando que o governo precisa agir rapidamente antes que o dano fique irreversível.

Notícias até em jornal de Hong Kong

O americano "Washington Post" reproduziu ontem reportagem da agência Associated Press (AP), do dia 24, que informa que o Brasil anunciou que mandaria reforço da Polícia Federal para Amazônia devido ao fato de o desmatamento ilegal "ter dado um salto dramático" ano passado. Essa mesma reportagem foi reproduzida pelo também americano "Herald Tribune", e pelo "South China Morning Post", de Hong Kong.

O "The New York Times" reproduziu reportagem da Reuters, com o título "Brasil: Desmatamento da Amazônia cresce muito". O texto também podia ser lido no site da agência.

Em setembro, o jornal francês "Le Monde" publicou extensa reportagem sobre o impacto da plantação de soja na Amazônia, do jornalista Hubert Prolongeau, com colaboração de Béatrice Marie, que antecipava as discussões do encontro de Lula com os ministros. Uma dos citados na matéria é o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, chamado pelo repórter de um dos mais importantes produtores de soja do mundo.