Título: No front republicano, tom moderado
Autor: Martins, Marília
Fonte: O Globo, 26/01/2008, O Mundo, p. 34

Pesquisa mostra que eleitores desaprovaram brigas de democratas.

WASHINGTON. O clima de cordialidade no debate entre os pré-candidatos republicanos no fim da noite dessa quinta-feira, na Flórida ¿ onde eles se submeterão a uma prévia eleitoral na próxima terça-feira ¿, não passou de uma coreografia devidamente coordenada pela direção nacional do seu partido.

As equipes de cada um dos cinco candidatos receberam, na véspera, a recomendação de aconselhá-los a evitar ao máximo o bate-boca. Não por educação, mas por conveniência. É que uma pesquisa realizada logo após o mais recente debate do Partido Democrata, em que os senadores Hillary Clinton e Barack Obama se utilizaram de uma agressividade mútua fora do comum, mostrou que eleitores do setor moderado simpatizantes daquele partido ficaram desgostosos com tal atitude.

Analistas dão vitória em debate a John McCain

A conseqüência desse desgosto: uma boa parcela dos que foram ouvidos disse que chegaria a pensar na possibilidade de votar num republicano:

¿ Além disso, notamos o aumento do grupo dos eleitores independentes, sem conexões com um partido ou outro. E essa gente pode vir a reforçar o eleitorado republicano, se soubermos cativá-los com dignidade. Por isso enviamos a recomendação à Flórida ¿ disse ao GLOBO um dos estrategistas republicanos em Washington.

Os seus pré-candidatos pouco se atacaram mutuamente no último debate, que durou 90 minutos. E mesmo quando tiveram a chance de fazer perguntas uns aos outros, eles utilizaram um tom moderado.

Isso acabou resultando em algo inédito nesse tipo de evento: os estrategistas de cada um dos cinco pré-candidatos deixaram o local da discussão afirmando terem sido os vencedores. A maioria dos analistas políticos concluiu que o senador John McCain foi quem mais se beneficiou. Isso porque Rudolph Giuliani e Mike Huckabee acabaram ajudando-o, ao pressionarem com mais intensidade Mitt Romney, que nas pesquisas de opinião aparecia empatado em primeiro lugar com McCain.