Título: Deputados negam problemas em emendas
Autor: Balbi, Aloysio; Vasconcellos, Fábio
Fonte: O Globo, 27/01/2008, O País, p. 8

Arnaldo Vianna, que destinou o maior volume de verbas a uma única entidade, diz que não há uso político.

CAMPOS e RIO. Todos os autores de emendas para as organizações não-governamentais (ONGs) e entidades filantrópicas fluminenses ouvidos pelo GLOBO negaram a existência de qualquer tipo de problema ou desvio nas suas propostas. O deputado Arnaldo Vianna (PDT) confirmou que fez a doação para a Associação de Proteção da Infância de Campos (Apic), entidade dirigida pela ex-mulher Ilsan Vianna, mas afirmou que o valor de R$1,7 milhão estaria "equivocado", sem informar o correto. Arnaldo nega o uso político da instituição por seu grupo:

- Não é esse valor todo, mas tinha que ser maior que as outras, por se tratar de uma entidade que desenvolve uma série de programas. Lá funciona um centro de reabilitação de anomalias congênitas da face que é referência para outros estados - disse o parlamentar, pré-candidato à Prefeitura de Campos.

A superintendente da Apic, Denise Esteves, afirmou que existem poucas instituições no Estado do Rio com trabalhos tão abrangentes.

- No final da década de 90, a Apic ganhou mais estrutura. Podemos citar o Resgate, um núcleo de tratamento que atende crianças e adolescentes dependentes químicos, além do programa Meninos do Amanhã, de caráter socializante, educativo e inclusivo - afirmou Denise.

Os deputados Manoel Ferreira (PTB) e Vinícius Carvalho (PTdoB), segundo informações de seus gabinetes, estavam viajando ao exterior (para Estados Unidos e Antártida) e não puderam ser contactados pelo GLOBO.

O deputado Bernardo Ariston (PMDB), que doou R$200 mil para o centro social de um vereador aliado, procurado pelo GLOBO, não retornou as ligações. De acordo com o coordenador da ONG Vida Nova - no local identificada por placas como Centro Social Lucas Borges -, a verba foi adquirida por interferência do vereador, aliado político de Ariston. O vereador não foi localizado em seu gabinete, na Câmara de Itaboraí.

Verba seria para pagar débitos com a ONU

A assessoria do deputado Alexandre Santos (PMDB) informou que a emenda ao grupo brasileiro da União Interparlamentar servirá para pagar as anuidades da entidade com a Organização das Nações Unidas (ONU), atrasadas há dois anos. A União Interparlamentar, no Brasil, é presidida pelo deputado.

A assessoria do deputado Luiz Sérgio (PT), que está no Japão, afirmou que a responsabilidade pela divulgação dos endereços das ONGs não é do parlamentar, que presta apenas informações sobre o nome e CNPJ da entidade. Mas lembrou que a ONG Semear funciona no endereço indicado na Receita Federal.