Título: Trem-bala aumentaria viagens entre Rio e SP
Autor: Almeida, Cássia; Schreiber, Mariana
Fonte: O Globo, 27/01/2008, Economia, p. 35

Pesquisa do Ibope mostra que cariocas e paulistas vêem vantagens e preferem esse tipo de transporte a avião.

Mais de duas mil pessoas foram ouvidas e apoiaram a implantação do trem-bala entre Rio e São Paulo, de acordo com pesquisa do Ibope: 83% dos entrevistados não vêem desvantagem e consideram a rapidez, o conforto, a segurança e o baixo custo como as principais qualidades do meio de transporte que deve ligar as duas metrópoles, talvez em 2015. Segundo o levantamento, encomendado pela Secretaria de Transportes do Estado do Rio, o trem também aumentaria a freqüência de viagens de cariocas e paulistanos. É o que dizem 71% dos que responderam a pesquisa feita no fim do ano passado. Além disso, 58% dos entrevistados disseram que escolheriam o trem-bala, contra 41% que optariam pelo avião para viajar.

A previsão da secretaria é de que a licitação para a implantação do trem-bala aconteça ainda este ano. O projeto, que entrou no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), está orçado em US$11 bilhões. Empresas de Coréia do Sul, Itália, França e Japão já demonstraram interesse.

- Hoje, temos um contingente entre nove e 11 milhões de passageiros entre as duas cidades, usando ônibus, carro e avião. A expectativa é que, em cinco anos, esse número suba para 17 milhões, o que é um patamar bastante elevado - disse o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes.

Se depender do analista de sistemas Alexandre Amaral, o novo meio de transporte será o adotado. Ele planeja vir ao Rio a cada dois meses este ano a trabalho, mas teme pousar em Congonhas nos dias chuvosos. Na última sexta-feira, pagou R$250 na passagem de avião, o dobro do que é estimado para a tarifa do trem-bala.

- O trem-bala seria uma ótima alternativa pelo preço. Seria bom também ter essa opção para outros destinos do país, ligando as principais cidades. Ajudaria a diminuir o caos aéreo - disse Amaral.

Traçado e paradas poderão atrasar implantação

A atração por esse tipo de transporte é o que vai vencer a falta de hábito do brasileiro de viajar de trem, na opinião de Lopes. A viagem custaria de R$120 a R$130 (só ida ou volta) e levaria uma hora e 25 minutos, saindo do Centro do Rio e deixando o passageiro no Centro de São Paulo.

- A pesquisa mostrou que 68% dos paulistas pesquisados nunca vieram ao Rio. Só uma crise de mobilidade pode explicar por que cidadãos que vivem tão perto nunca tenham vindo na cidade. Certamente, o trem-bala vai agregar demanda - disse o secretário.

A questão técnica não é o problema para a implantação do trem-bala. Para o secretário, os temas políticos devem dominar mais as discussões em torno desse tipo de transporte. O traçado e as paradas terão que ser discutidos. Pela pesquisa do Ibope, as paradas são bem-vindas: da população pesquisada, 55% preferem que haja paradas (as previstas são Volta Redonda, Resende, Taubaté e São José dos Campos), e o trem continuaria até Campinas).

Essa opção de transporte é muita usada por Viviane Campos Messina, que vive em Stuttgart, na Alemanha, há sete anos. As viagens de trabalho pelo país são feitas nos trens rápidos:

- É uma opção muito boa, pois o trem é super rápido e sai mais em conta do que avião.

A pesquisa do Ibope investigou também o nível de renda dos entrevistados. E a aprovação é a mesma. Segundo Lopes, uma forma de atrair a classe C para o trem seria uma tarifa diferente. Além de primeira e segunda classes, poderiam ser oferecidos descontos nos horários alternativos: tarde ou noite.

Para o professor de estradas e transportes da UFF e da Uerj, Gilberto Gomes Gonçalves, não há escapatória: o trem-bala é inevitável.

- É a solução para a ligação de duas metrópoles que praticamente concentram a economia do país. A necessidade de deslocamento é enorme.

Turismo, negócios e saúde devem ganhar com o trem

Para Gonçalves, a discussão sobre o trem-bala remonta à instalação do metrô no Rio e em São Paulo. Segundo ele, a maior dificuldade será escolher a tecnologia a ser adotada nos trilhos entre Rio e São Paulo:

- Essa briga envolve lobbies pesados.

Gonçalves cita a Ponte Rio-Niterói como exemplo de integração e de desenvolvimento de áreas como a Região Oceânica niteroiense e São Gonçalo:

- O mesmo tende a acontecer com o trem-bala.

Segundo Lopes, os trens devem sair a cada meia hora e incrementar o turismo, facilitar o acesso a serviços de saúde de ambas as cidades e impulsionar os negócios. Outro nicho é o de trabalho. A uma hora e meia de distância, trabalhar em São Paulo ou no Rio vira uma opção real.

- Qualquer viagem hoje para São Paulo precisa ser planejada com um dia de antecedência. Há ainda a distância dos aeroportos do Centro.