Título: Controle precisa separar joio do trigo, diz ativista
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 28/01/2008, O País, p. 3

Burocracia, regras mais rígidas e o mau comportamento de algumas entidades são os obstáculos no caminho de ONGs que precisam obter recursos no governo. A opinião é de Jean-Marc von der Weid, fundador e atual diretor de projeto da ONG Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa. Segundo ele, para aumentar o controle e a fiscalização sobre a liberação de verbas, o governo tem dificultado a vida de quem precisa de dinheiro para tocar os projetos.

- ONG não é sinônimo de bondade. Há todo tipo de pilantragem. Tem muita ONG dando golpes. O governo tem que começar a fazer algum tipo de fiscalização que separe o joio do trigo. A partir de 2006, houve um enrijecimento das regras de financiamento público, e com efeito retroativo. Isso dificultou muito o acesso aos recursos. A nossa ONG teve que devolver dinheiro para se adequar. Um exemplo da dificuldade que temos agora é a exigência do pregão eletrônico, que tem custos e procedimentos burocráticos para qualquer despesa acima de oito mil reais.

Outra dificuldade apontada por Jean-Marc é a descentralização dos recursos. Há projetos que precisam ser totalmente desmembrados em áreas porque cada parte é liberada por um ministério diferente. E estes têm exigências e interpretações diferentes ao liberar a verba.

- Às vezes, o Ministério da Ciência e Tecnologia já liberou uma parte, mas a proposta ainda tem que ser aceita no do Desenvolvimento Agrário. Sem esse recurso, o projeto não pode ser iniciado. As regras também não são muito claras. Muitos gestores públicos têm dificuldade para entenderem a natureza do projeto. (Cláudia Lamego)