Título: Influente, mas discreto, Sarney age à distância
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 28/01/2008, O País, p. 5

Após emplacar Lobão, ele evita Brasília.

BRASÍLIA. Estrategicamente, o senador e ex-presidente José Sarney (PMDB-MA) resolveu mergulhar para evitar aparecer como todo-poderoso do setor elétrico. À distância, da praia do Calhau, no Maranhão, ele emplacou o novo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e deve fazer todo o comando da Eletrobrás. Ao perceber que sua influência no governo Lula já incomodava alguns petistas e até aliados do PMDB, Sarney sumiu de Brasília.

Ele se refugiou na praia do Calhau, na casa da filha, a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA). A amigos, disse que não foi à posse de Lobão para não ofuscar o afilhado político. Tem passado os dias de férias entre leituras e visitas ao jornal da família.

- Sarney tem um estilo próprio. Tem muito poder. Mas não gosta de mostrar que tem esse poder. É um estilo mais discreto e que tem tido mais resultado - diz um senador amigo de Sarney.

Nos últimos dias, Sarney ficou preocupado com a possibilidade de não ver seu novo afilhado político, o engenheiro elétrico Evandro Coura, na presidência da Eletrobrás. Por telefone, tem conversado diariamente com Lobão, que na noite de quarta-feira foi ao Planalto defender o nome de Coura. Tem também telefonado para vários senadores pedindo apoio para a indicação.

Nos bastidores, o ex-presidente tem dito que o PMDB precisa ficar unido ou terá muita dificuldade para emplacar seus aliados no governo petista.