Título: Democratas de olho na superterça
Autor: Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 28/01/2008, O Mundo, p. 21

Apesar da vitória na Carolina do Sul, Obama vem perdendo eleitores brancos.

COLUMBIA, Carolina do Sul. A contagem dos votos na Carolina do Sul mal terminara e os três candidatos democratas já estavam em campanha rumo às próximas primárias: amanhã, na Flórida; e sobretudo as do dia 5, a Superterça, em 22 estados, incluindo Nova York e Califórnia. Barack Obama fez o discurso de sua impressionante vitória, com 55% dos votos ¿ contra 27% de Hillary Clinton e 18% de John Edwards ¿ dizendo que sua candidatura não só transcendia divisões raciais entre brancos e negros como pretendia conquistar americanos de origem latina e asiática para unir o país.

Obama deixou claro que devia sua vitória sobretudo aos eleitores mais jovens, que fizeram com que a primária do estado tivesse o comparecimento recorde de mais de meio milhão de pessoas.

¿ Aqueles que achavam que a vitória nas terras geladas de Iowa havia sido uma ilusão agora ouviram uma nova história, contada pela boa gente da Carolina do Sul. A escolha desta eleição não é entre regiões, religiões, raças ou gêneros. Não é sobre ricos contra pobres, nem jovens versus idosos, nem sobre negros versus brancos. É sobre o passado versus o futuro ¿ disse Obama em seu discurso.

Hillary parabenizou Obama já em Nashville, no Tennessee, buscando votos noutro estado sulista. Antes do discurso em Nashville, seu marido, Bill Clinton, em campanha no Missouri, reconheceu a derrota para Obama. Outro gesto importante dos Clinton foi a decisão de protestar contra a cassação do direito de voto dos delegados da Flórida, punidos por terem antecipado a data da prévia estadual para antes do dia 5 de fevereiro. Hillary juntou-se ao diretório regional do Partido Democrata na Flórida para reivindicar que a direção nacional restitua o direito dos delegados do estado de participarem da convenção nacional.

A vitória de Obama na Carolina do Sul tornou mais acirrada a disputa na prévia democrata, mas deixou claro que o senador de Illinois vem perdendo eleitores brancos e corre o risco de ver sua candidatura marcada por uma plataforma racial, como querem os Clinton ¿ apesar da insistência de Obama em definir-se como um candidato supra-racial. Em Iowa, Obama teve 37% do eleitorado branco; em New Hampshire, 35%; e em Nevada, 34%. Mas na Carolina do Sul, em votação muito marcada pelo debate racial, ele recebeu 24% dos votos brancos. Já Hillary falhou em conquistar o apoio das mulheres, sobretudo as negras, nessa prévia. Entre os negros, 81% dos votos foram para Obama, 17% para Hillary e apenas 1% para Edwards. Homens e mulheres negros votaram da mesma maneira, com igual diferença de votos. O mesmo não aconteceu entre os brancos: 39% dos homens votaram em Hillary, 34% em Edwards, e 24% em Obama, enquanto 42% das mulheres preferiram Hillary; 35%, Edwards; e 22% votaram em Obama.

O ex-senador Edwards ficou numa situação difícil após o terceiro lugar. Sua campanha não venceu em nenhum estado das quatro primárias já realizadas, mas ele garantiu que vai continuar rumo à Superterça.