Título: Família Kennedy apóia Obama
Autor: Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 28/01/2008, O Mundo, p. 21

WASHINGTON. O senador Barack Obama ganhou um apoio de peso em sua campanha à Casa Branca: o da família Kennedy. No artigo publicado ontem no ¿New York Times¿, Caroline, filha do presidente John Kennedy, deu seu endosso à candidatura de Obama, que hoje deve receber o apoio do senador Ted Kennedy, o patriarca do clã.

Em ¿Um presidente como meu pai¿, Caroline diz ter sido motivada pelo fato de há anos ser abordada por pessoas que lhe dizem como gostariam de ter um líder que as inspirasse e lhes desse esperança como Kennedy o fez nos anos 60. Para a filha do carismático presidente assassinado em 1963, Obama é esse líder. ¿Às vezes leva um tempo para reconhecer que alguém tem uma habilidade especial para fazer-nos acreditar em nós mesmos, para atar essa crença aos nossos ideais mais caros e imaginar que juntos podemos fazer grandes coisas. Nesses raros momentos, quando uma pessoa assim aparece, precisamos pôr de lado nossos planos e tentar atingir o que sabemos ser possível. Temos esse tipo de oportunidade com o senador Obama¿, argumenta ela.

Caroline ressalta o que tem sido o mantra de Obama na campanha, a necessidade de mudança de liderança no país.

Já o senador Ted Kennedy decidiu-se a apoiar Obama após a estrondosa vitória deste nas primárias da Carolina do Sul anteontem e deverá anunciar sua posição num comício hoje na American University, em Washington, segundo assessores de ambos. Irmão do presidente John Kennedy, Ted é um dos mais importantes líderes democratas do país.

¿ Qualquer um dos candidatos democratas adoraria ter o apoio de Ted Kennedy ¿ disse Obama no programa ¿This Week¿, da rede de TV ABC News.