Título: Oposição espera revelações de publicitário mineiro
Autor:
Fonte: O Globo, 29/01/2008, O País, p. 13

DEM e PSDB vão à Justiça contra PT.

BRASÍLIA. Líderes da oposição estão animados com os sinais de que os depoimentos à Justiça dos principais personagens do escândalo do mensalão podem fazer revelações importantes, envolvendo outros dirigentes petistas e do governo. Depois das declarações do ex-tesoureiro Delúbio Soares, de que toda a executiva do PT sabia dos empréstimos para repassar aos partidos aliados e para cobrir o rombo de R$26 milhões nas contas de 2003, a expectativa agora é com o depoimento desta semana do publicitário Marcos Valério.

Os dirigentes do DEM e PSDB vão requisitar os depoimentos para embasar ação na Justiça Eleitoral com o fim de suspender o repasse dos recursos do fundo partidário ao PT.

- O motivo da ação é zelar pelo dinheiro público. O fundo partidário é dinheiro público - disse o líder do DEM no Senado, Agripino Maia.

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, e o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) continuam sem comentar as declarações de Delúbio de que, numa reunião da executiva, consultados sobre a necessidade de cobrir o rombo nas contas do partido, teriam desaconselhado que buscasse recursos por meios legais e dado carta-branca para o caixa dois. A assessoria de Marta explicou que a ministra está na Espanha e que, no passado, já negou ter participado de tal reunião. A assessoria de Mercadante disse que ele estava viajando com a família e não havia sido encontrado.

O líder do PSDB na Câmara, Antonio Carlos Pannunzio (SP), diz ter certeza de que tanto José Dirceu quanto Delúbio e Valério estão fazendo chantagem e dando um recado: se não ajudarem, podem falar mais.

- Mesmo sendo chantagem, os depoimentos não deixam de ser uma confissão de que o mensalão existiu mesmo. E o mais importante: que outras pessoas, de cima, participaram.