Título: Ministro alerta para reação adversa à vacina
Autor: Braga, Ronaldo; Yafusso, Paulo
Fonte: O Globo, 29/01/2008, O País, p. 14

Segundo Temporão, 30 pessoas se internaram após imunização contra febre amarela; no Rio, faltam doses nos postos de saúde.

RIO e CAMPO GRANDE. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse ontem que a grande procura por vacinação contra a febre amarela provocou "um fenômeno ruim", com mais pessoas internadas pelo uso errado da vacina do que pela suspeita da doença. Segundo Temporão, mais de 30 pessoas estão hospitalizadas por reações severas provocadas pela vacina. Ele voltou a dizer que não existe surto ou risco de epidemia.

- Os casos registrados no país são isolados. Todas as 30 pessoas não precisavam se vacinar. As pessoas que fizeram isso assumiram um risco desnecessário - explicou ele.

Anteontem, Temporão esclareceu que mais de 3 milhões de pessoas já foram vacinadas contra a febre amarela no país nas últimas três semanas. Ele afirmou, ainda, que não haverá problemas durante o carnaval.

- Posso garantir que a situação está sob controle. As pessoas estão mais informadas. Elas poderão passar o carnaval tranqüilas e seguras - garantiu.

Apesar disso, continua a faltar vacina no Rio. A Secretaria Municipal de Saúde admitiu ontem que em alguns postos de saúde do município já não há mais vacinas, porque nos primeiros dias do ano a procura aumentou em torno de 1.000%, tendo sido aplicadas cerca de 100 mil doses. A secretaria esclareceu ainda que foi comprado um lote extra da vacina.

Ontem, a viúva Josa Sobrinho, de 80 anos, tentou se imunizar num posto de vacinação no Catete, Zona Sul do Rio.

- Vou para o Acre no dia 7. Não sei se vou conseguir. Estive pela manhã e disseram que não tinham. Depois, tentei à tarde e nada. Botaram até uma placa na posto dizendo que não tinha - disse ela, que desistirá da viagem se não conseguir a dose.

- Acordei às 6h e não consegui me vacinar. Falaram que amanhã (hoje) de manhã, ou à tarde, poderia ter. Hoje não - disse Raimunda Gomes da Silva, de 55 anos, que também esteve no posto com uma vizinha. Ela vai para Minas Gerais.

Exame de fazendeiro do MS deu positivo

Exame feito pelo Laboratório Central da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul no sangue coletado do empresário e fazendeiro Nelson Machado Ribeiro, de 44 anos, apresentou resultado positivo para a febre amarela. Agora, o material será enviado para o Instituto Evandro Chagas, em Belém, para verificar se o paciente, que estava internado no Hospital Universitário de Campo Grande, morreu atacado pela doença ou por complicações decorrentes da vacina contra a febre amarela. O laboratório do Pará é referência em doenças tropicais. A previsão é de que o resultado fique pronto em 15 dias.

O caso é tratado pelo Ministério da Saúde como "em investigação". Boletim divulgado pelo Ministério da Saúde informou que já foram notificados 42 casos suspeitos de febre amarela no país. Desse total, 19 foram confirmados, dos quais dez vítimas morreram. Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, outros 19 foram descartados e quatro são investigados.