Título: Lula: efeito do PAC será sentido a partir de março
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 29/01/2008, O Mundo, p. 29

Presidente pede à oposição que pare de torcer contra o país.

BRASÍLIA. O presidente Lula disse ontem que os benefícios das obras de infra-estrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - especialmente novos empregos e aumento de renda - começarão a ser sentidos a partir de março ou abril. Segundo Lula, o governo acertou ao lançar o plano, apesar da minoria que torce para que o país não dê certo. Mas cobrou resultados para que o país supere as décadas em que a economia não cresceu.

- Lamentavelmente, temos um setor muito minoritário que passa dias, semanas e meses torcendo para que as coisas não dêem certo no Brasil. Acontece que as coisas estão dando certo - disse, acrescentando que as obras de terraplenagem do Pólo Petroquímico do Rio começam em março. STF dá 10 dias a Lula para esclarecer norma de bancos

Segundo Lula, o percentual de pessoas ocupadas com carteira assinada passou de 39,7% em 2003 para 42,4% em 2007. Ainda assim, ele disse não estar satisfeito, afirmou que "há condições para produzir mais" e mandou um recado à oposição:

- A oposição precisa começar a compreender que é importante ela também começar a torcer para que as coisas boas aconteçam no Brasil.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, deu dez dias para que Lula envie informações sobre a instrução normativa que obriga os bancos a repassarem à Receita dados sobre movimentações financeiras superiores a R$5 mil (pessoas físicas) e R$10 mil (pessoas jurídicas). O Congresso também tem dez dias para mandar informações ao STF.