Título: Aquecimento engorda árvores
Autor: Albuquerque, Carlos
Fonte: O Globo, 29/01/2008, Ciência, p. 33

Excesso de CO2 na atmosfera pode fazer com que plantas acumulem `gorduras¿.

Oespelho da natureza não mente. As árvores podem estar ficando mais ¿gordas¿. A culpa, claro, não é de doces e massas, como acontece com os humanos a quem elas oferecem sombra, mas do excesso de CO2 na atmosfera por causa do aquecimento global. Como interfere no processo de fotossíntese das plantas, uma maior concentração de dióxido de carbono no ar é capaz de fazer com que elas acumulem amido e celulose ¿ suas ¿gorduras¿ ¿ tornando-as mais pesadas, diminuindo o seu ciclo de vida.

¿ Sabemos que a fotossíntese das plantas em todo mundo está crescendo em razão do aumento na concentração de CO2 atmosférico desde a Revolução Industrial até hoje. Essa alteração está fazendo os vegetais ficarem mais pesados ¿ explica o botânico Marcos Buckeridge, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). ¿ O que vimos, em experiências com o Jatobá, que é uma árvore da Mata Atlântica, é que o teor de amido, a ¿gordura¿ das plantas, aumenta bastante por causa do excesso de CO2. E há também aumento em celulose. Como as plantas têm programas internos de crescimento altamente controlados, se só o carbono aumenta, elas começam a acumular amido em folhas, caule e raízes.

Desequilíbrio na cadeia alimentar

O alto fluxo de carbono no metabolismo vegetal tem efeitos parecidos com o da obesidade em animais: alterações no crescimento e na longevidade. Como as árvores estão na base da cadeia alimentar, esse ¿engordamento¿ pode causar o desequilíbrio dos ecossistemas e gerar alterações nos padrões da biodiversidade.

¿ A morte prematura de certas espécies de árvores pode abrir clareiras com mais freqüência e acelerar a sucessão ecológica, processo que forma as florestas. Como estão na base das teias alimentares, qualquer alteração tende a se refletir nos demais níveis da cadeia ¿ conta Buckeridge. ¿ Mas todo esse processo ainda precisa ser mais estudado. Nada disso é 100% certo.

De qualquer forma, essas alterações no ¿regime¿ das árvores acontecem justamente no momento em que elas estão mais valorizadas. Por conta do atual bombardeio do marketing verde, parece que todos ¿ bancos, indústrias, corporações e até mesmo quixotescos indivíduos ¿ querem plantar árvores para enterrar no solo as suas culpas por possíveis agressões ao meio ambiente. A razão é que elas seqüestram carbono da atmosfera e, assim, neutralizam os efeitos das mudanças climáticas.

¿ O plantio de árvores, como forma de neutralizar as emissões de CO2, realmente funciona e é bastante eficiente ¿ garante Buckeridge, fazendo uma ressalva. ¿ Acho melhor regenerar florestas do que plantar árvores isoladas, pois na floresta, se a regeneração for bem feita, o estabelecimento das redes ecológicas de animais e microorganismos no solo irá aumentar muito mais o seqüestro de carbono.

O botânico lembra que, além de absorver carbono, há outros benefícios no plantio de árvores, como a manutenção da água na atmosfera e o rebaixamento da temperatura nas grandes cidades.

¿ Uma árvore grande pode jogar mais de 500 litros de água por dia na atmosfera em forma de vapor. Se somarmos esta capacidade com a interferência que uma copa repleta de folhas tem em interceptar a luz, vemos que as árvores possuem uma grande capacidade de baixar a temperatura nos centros urbanos¿ conta Buckeridge. ¿ Em São Paulo, por exemplo, bairros arborizados da zona oeste podem apresentar, no mesmo horário, temperaturas até 10 graus abaixo das de bairros pouco arborizados na zona leste. Além disso tudo, as árvores deixam o ambiente mais agradável e tornam as pessoas mais felizes.