Título: Guaíra sofre com migração de criminosos
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 30/01/2008, O País, p. 3

CURITIBA. O município de Guaíra, na região oeste do Paraná e a 660 quilômetros da capital, está em primeiro lugar no ranking de homicídio por armas de fogo no país. Um dos motivos apontados pelas autoridades locais é a migração de criminosos da região de Foz do Iguaçu, fortemente patrulhada, e de outros estados, especialmente Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. O município fica a 20 quilômetros de Salto del Guayra, no Paraguai, e faz fronteira com o município de Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, por uma ponte onde circulam mais de dois mil veículos diariamente.

- Temos percebido que os crimes de tráfico e descaminho têm migrado para cá. Como conseqüência, os próprios criminosos geram competição e desentendimento. Isso já aconteceu com Foz do Iguaçu e agora está ocorrendo aqui em toda região - afirma o delegado da Polícia Federal de Guaíra, Marcos Antonio Farias.

Como a fronteira com o Salto del Guayra é feita pelo mar, os policiais dizem que, com qualquer barco, é grande a facilidade de trazer drogas e armas do Paraguai.

O delegado Pedro Lucena, da Polícia Civil de Guaíra, informa que foram registrados 22 homicídios com arma de fogo em 2006, enquanto no ano passado esse número passou para 28. Além disso, dos 170 presos da delegacia, cuja capacidade é para 54 presos, apenas 34 criminosos são da região, enquanto o restante vem de cidades como Rio de Janeiro, Vitória e São Paulo.

- A violência é alta porque o local é propício para isso. É comum as pessoas se envolverem no tráfico e se matarem. E, quando cometem um crime aqui, vão para o Paraguai.