Título: Decisão até o dia 8
Autor: Oliveto, Paloma
Fonte: Correio Braziliense, 28/04/2009, Brasil, p. 10

O Ministério da Educação (MEC) vai receber até 8 de maio a relação completa das instituições públicas federais que participarão, ainda este ano, do vestibular unificado, chamado de novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A informação foi dada ontem pela secretária de Educação Superior do ministério, Maria Dallari Bucci, que participou do seminário Acesso à universidade pública, gratuita e de qualidade, realizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A intenção do governo é aplicar o exame em outubro, em todo o país.

Durante o seminário, os reitores apresentaram sugestões e tiraram dúvidas sobre o modelo unificado de ingresso nas instituições federais de ensino superior. O presidente da Andifes, Amaro Lins, avalia como muito interessante a proposta de utilizar uma prova semelhante ao Enem como processo seletivo de ingresso. ¿Nós reconhecemos que é preciso inserir novos componentes no nosso vestibular, de modo que possamos selecionar os alunos que estão mais aptos a ingressar nas universidades e ver também o sistema de educação superior do país como um todo¿, diz.

Dúvidas Porém, de acordo com o reitor, é preciso avançar mais nas discussões sobre a implantação do novo modelo defendido pelo MEC. Para ele, a proposta apresenta ainda alguns pontos que precisam ser esclarecidos até o fim deste ano, principalmente em relação ao que será cobrado dos estudantes. ¿As grandes dúvidas são em relação ao conteúdo que vai ser utilizado nesse exame e às questões regionais. Isso porque vai haver uma migração muito intensa de regiões que têm o ensino médio de qualidade para outras que têm universidades com cursos de referência.¿