Título: Movimento pró-cotas
Autor: Oliveto, Paloma
Fonte: Correio Braziliense, 25/04/2009, Brasil, p. 17

Grupos que apoiam a adoção de critérios étnicos para a reserva de vagas nas universidades tentam convencer senadores a aprovar o projeto sobre o tema sem modificá-lo. Mas sabem que tarefa é difícil. Integrantes da ONG Educafro realizam manifestação no Rio de Janeiro a favor das cotas raciais Estudantes, professores e militantes dos movimentos negro e indígena vão peregrinar pelos gabinetes dos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal nesta terça-feira. Eles pretendem convencer os parlamentares a votarem, na sessão marcada para quarta-feira, pela aprovação do relatório de Serys Slhessarenko (PT-MT), favorável às cotas raciais em universidades públicas. A proposta, que tramitou por uma década na Câmara, corre o risco de ser modificada e voltar à etapa inicial.

¿A resistência dos senadores ao projeto é muito forte. Nosso medo é que fique travado como ocorreu com o Estatuto da Igualdade Racial¿, diz Fernando Benício, representante da organização não-governamental (ONG) Educafro. De autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), o projeto de lei que cria o estatuto está parado desde 2003. A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Lúcia Stumpf, concorda. ¿Acho muito difícil que (o projeto) seja aprovado. Mas precisamos defendê-lo¿, diz.

Reportagem publicada pelo Correio na edição de ontem mostrou que, dos 25 titulares da CCJ, apenas os seis que compõem o bloco de apoio ao governo devem acompanhar a relatora. Nem mesmo o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) deu certeza sobre seu posicionamento. Depois de um ato público que criou o Comitê Brasileiro em Defesa do PLC 180/08, na quinta-feira, ele disse que vai pensar a respeito do assunto. Os demais integrantes não estão convencidos sobre a necessidade da adoção de cotas raciais e preferem a reserva de vagas de corte social, argumentando que, dessa forma, já contemplam os negros, pardos e índios, sem discriminar os demais.

¿O negro é o pobre dentro do pobre¿, rebate Manoel Barbosa Neres, fundador da Associação Civil Faci, que integra o comitê em defesa do projeto. Para ele, o posicionamento dos senadores é racista. ¿Defender apenas as cotas sociais é uma maneira de não tratar a questão como ela de fato é¿, sustenta.

Em seu relatório, Serys Slhessarenko vai destacar as desvantagens sociais entre negros e brancos, com base em estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Um deles mostra que, em 2006, 16% dos negros com mais de 15 anos eram analfabetos, enquanto o percentual caía para 7% na população branca. Naquele mesmo ano, somente 5% dos negros obtinham diploma de curso superior aos 30 anos ¿ mesmo índice registrado entre brancos duas décadas antes. ¿O hiato racial quase triplicou¿, constata a senadora no texto.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, sustenta que as cotas raciais não vão favorecer uma etnia em detrimento de outra. ¿Não é um privilégio, mas o pagamento de uma dívida histórica com pessoas que foram excluídas da educação brasileira.¿