Título: Varig suspende vôos para destinos na Europa
Autor: Nunes, Vivian Pereira
Fonte: O Globo, 31/01/2008, Economia, p. 28

Empresa não devolverá, no entanto, licenças para voar para Londres, Frankfurt e Roma à Anac.

A empresa aérea Varig, em processo de aquisição pela Gol, decidiu suspender, a partir de março, os vôos diretos para Londres, Frankfurt e Roma - principais destinos das viagens brasileiras para a Europa - devido a um novo enfoque comercial. A companhia informou, porém, que não vai devolver à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) as licenças dessas rotas.

Como a Anac permite reter as autorizações de operação de rotas sem utilizá-las por 180 dias, a decisão pode ser uma estratégia para a empresa ganhar fôlego enquanto se reestrutura, sem permitir que a concorrência nacional, no caso a TAM, seja beneficiada.

A Varig nega que a estratégia seja essa, atribui a decisão à redução de custos e a um enfoque maior no interesse do público executivo, aproveitando as parcerias com outras companhias em Paris e Madri.

- A empresa busca condições comerciais competitivas. Estamos aumentando a musculatura da Varig no Brasil e na América do Sul, para captar e atender mais clientes, através de nossos hubs na Europa - afirma o diretor de Marketing da Varig, Murilo Barbosa.

A empresa vai concentrar seu serviço para Europa em dois destinos, oferecendo conexões para outras cidades por meio de companhias aéreas parceiras. A Varig voará para Paris, onde tem um acordo com o grupo AirFrance-KLM, e para Madri, onde possui acordo com a Air Europa e com a Iberia.

Segundo a Anac, interesse existe por essas rotas que a Varig não quer mais operar, em especial para a Alemanha e o Reino Unido, mas o número de licenças já atingiu o patamar máximo. Para a Alemanha, atualmente há 21 vôos diários autorizados, 14 para a Varig e sete para a TAM. Para Londres, existem licenças para 14 vôos diários, sete para a Varig e sete para a TAM. Para Roma, podem ser realizados 21 vôos diários, sete pela Varig, sete pela TAM e sete pela BRA, que estão suspensos.

Os clientes com passagens já compradas para os trechos suspensos devem entrar em contato com a Varig, nos telefones 0800 728 7787 (cidades fora de SP, capital); (11) 2164-2950 (bilhetes tarifados); (11) 5091-2649 (Smiles) e pelo site da Varig.