Título: Depoimento de Valério hoje à Justiça preocupa outros réus do mensalão
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 01/02/2008, O País, p. 4

Advogados de dois acusados, João Paulo Cunha e Genoino, tentam adiamento

BELO HORIZONTE. O temor de que Marcos Valério de Souza faça novas revelações sobre o esquema do mensalão em seu depoimento à Justiça Federal, marcado para hoje, em Belo Horizonte, causa apreensão entre os demais envolvidos no escândalo. Os advogados dos deputados petistas João Paulo Cunha e José Genoino tentaram adiar o depoimento, alegando dificuldade em encontrar passagens para Belo Horizonte na véspera do carnaval, mas o pedido foi negado.

Na semana passada, o advogado de Valério, Marcelo Leonardo, registrou três perguntas ao ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, mesmo sabendo que não seriam respondidas. Isso foi interpretado como uma ameaça cifrada.

- Não sabemos qual o objetivo. Ele pode estar querendo apoio político, blindar o restante do dinheiro que ainda não foi descoberto ou proteger sua família e patrimônio. Mas é certo que ele tem feito ameaças, e a principal delas foi o registro das perguntas ao Delúbio - disse um dos responsáveis pelo caso no Ministério Público Federal.

Advogado pergunta a Delúbio se ele viajou com Valério

Ao final do depoimento de Delúbio, Marcelo Leonardo consignou três perguntas que têm causado pânico entre os envolvidos. Mesmo sabendo que o ex-tesoureiro não responderia questionamentos do MPF e dos advogados dos outros 39 réus, Leonardo quis saber se Delúbio viajou para o exterior com Valério, se participou de encontros com autoridades da China e se o ex-tesoureiro freqüentava a Granja do Torto, onde morava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2003 e 2005.

No dia 29, o juiz da 4ª Vara Criminal Federal de Belo Horizonte, Alexandre Buck Medrado Sampaio, recusou pedido dos advogados de João Paulo e Genoino para que o depoimento fosse adiado. Eles negaram que o motivo seja o temor de novas revelações.

- Na véspera do carnaval há muita dificuldade para chegarmos a Belo Horizonte. Não atrapalharia em nada deixarmos isso para mais tarde -- disse o advogado de Genoino, Luiz Fernando Pacheco.

Alberto Toron, que defende João Paulo, negou, irritado, que o objetivo seja ganhar tempo:

- O único motivo é a dificuldade para ir a Belo Horizonte e voltar durante o carnaval. Mas como o juiz negou o pedido, Marcos Valério poderá dizer tudo o que quiser livre de constrangimentos.

Leonardo faz mistério sobre o motivo das perguntas consignadas no depoimento de Delúbio.

Anteontem, Valério e o advogado Rogério Tolentino, que também é réu no processo do mensalão, foram juntos para São Paulo. O GLOBO acompanhou a viagem de ambos de volta a Belo Horizonte, mas eles se recusaram a falar sobre o mensalão. Perguntados sobre o motivo da viagem, riram. Com um implante de cabelos, Valério não foi reconhecido pelos passageiros e viajou incólume.