Título: Pesquisador do Inpe confirma aumento de desmatamento
Autor:
Fonte: O Globo, 01/02/2008, O País, p. 5

SÃO PAULO. Uma das principais autoridades brasileiras em clima, o pesquisador Carlos Nobre, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), garantiu ontem que são confiáveis as informações captadas por satélite que mostram que houve aumento do desmatamento na Amazônia, na comparação entre o segundo semestre de 2006 com o mesmo período de 2007:

- O que pode ser dito com segurança, e esses dados foram checados com muito cuidado no último mês, é que os desmatamentos observados pelo satélite no segundo semestre de 2007 são bastante superiores aos observados pelo satélite no segundo semestre de 2006.

Segundo informações coletadas pelo sistema Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Inpe, a Amazônia pode ter perdido sete mil quilômetros quadrados de matas em cinco meses, no segundo semestre de 2007. A maior parte em Mato Grosso (53,7%), Pará (17,8%) e Rondônia (16%).

- Esse sistema não é feito para medir com precisão a área total desmatada, ou para detectar todos os desmatamentos que ocorrem. Ele é feito de certo modo para guiar o governo, guiar a fiscalização dos órgãos governamentais para tendências, se o desmatamento aumentou ou diminuiu - explicou o pesquisador, que também integra o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU.

De acordo com Nobre, o sistema utilizado pelo Mato Grosso, que contratou a organização não-governamental Imazon, e contestou as informações do Inpe, é semelhante ao Deter.

- Não são idênticos, mas dentro do erro que esse tipo de medida apresenta normalmente, os dados são muito parecidos e indicam, sim, quando olhamos os cinco meses de desmatamento, um aumento.