Título: Renda fixa liderou ganhos em janeiro
Autor: Beck, Martha
Fonte: O Globo, 01/02/2008, Economia, p. 25

Ouro se valorizou 7,02%, fundo da Vale perdeu 18% e Ibovespa caiu 6,88%.

O primeiro mês do ano foi positivo para as aplicações mais conservadoras. Os fundos de renda fixa - que compram títulos público prefixados - foram os que tiveram a melhor rentabilidade no mês de janeiro: 0,93%. Já os fundos DI, que compra títulos pós-fixados - que acompanham a taxa básica de juros, a Selic - acumularam rentabilidade média de 0,80%. Isso, apesar de os dados dos fundos de investimento, divulgados pela Associação Nacional de Bancos de Investimento (Anbid), considerarem a rentabilidade apenas até o dia 28.

Com a volatilidade do mercado internacional, o ativo que teve a melhor rentabilidade foi o ouro, negociado na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), que subiu 7,02% em janeiro, acompanhando as cotações internacionais.

- Se a situação nos Estados Unidos continuar piorando, a tendência é que o ouro continue sendo procurado. E a cotação está atrelada à da onça, em dólares, no mercado internacional - diz o administrador de investimentos Fábio Colombo, lembrando que o mês foi de queda (de 0,90%) para a moeda americana, e que o ouro no Brasil pode subir ainda mais se o dólar voltar a se valorizar.

As piores aplicações do mês foram as atreladas ao mercado de ações. O principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), o Ibovespa, caiu 6,88%. Com a queda acumulada de 12,61% das ações da Vale, quem aplicou parte de seu Fundo de Garantia (FGTS) em ações da mineradora teve perda de 18,14%, até o dia 28. Já quem trocou o FGTS por fundos de ações com papéis da Petrobras teve desvalorização 9,06% até a data. No mês fechado, os papéis da estatal caíram 8,71%.

- É importante que todo mundo sempre lembre que bolsa é investimento de longo prazo. As pessoas estavam acostumadas a ver as ações só se valorizando a curto espaço de tempo. As pessoas têm que colocar em ações dinheiro de que não vão precisar em três a cinco anos. Não é um mecanismo de dinheiro fácil - alerta Fernando Fanchin, analista de renda variável da Rio Bravo Investimentos.