Título: Carnaval prolongado no Guarujá
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 02/02/2008, O País, p. 4

Presidente quer "esticar" folga até domingo, dia 10.

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca na manhã de hoje para São Paulo, onde tomará um helicóptero e seguirá para o Forte dos Andradas, no Guarujá. Lula deve ficar na base militar, acompanhado da primeira-dama Marisa Letícia e de parentes, até a Quarta-Feira de Cinzas. Na agenda do presidente, divulgada ontem pelo Palácio do Planalto, até esse dia consta somente que "não há compromissos oficiais". Lula ainda não definiu se irá ao Sambódromo assistir ao desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Até ontem à noite, a possibilidade de Lula deixar o Guarujá para assistir ao desfile no Carnaval era considerada remota por assessores do Planalto, embora o presidente seja sensível ao convite do governador Sérgio Cabral. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) também gostaria de ver Lula na Marquês de Sapucaí no desfile da Vila Isabel, que homenageia os trabalhadores brasileiros. O presidente tem alegado cansaço e gostaria de ficar com a família durante o feriadão do carnaval.

Lula poderá esticar o descanso até o domingo depois do carnaval, se o tempo estiver bom no Guarujá. Desde o final do ano, o presidente vem tentando tirar uma folga de "três ou quatro dias", como diz. Se chover, Lula voltará à rotina no Planalto na quinta-feira. No domingo, dia 10 de fevereiro, o presidente gravará o programa semanal de rádio "Café com o presidente", no Alvorada.